
- Ações educacionais para a formação de crianças, adolescentes e educadores mais conscientes e atuantes em relação à sustentabilidade, alcançaram mais de 150 educadores e cerca de 4.500 estudantes;
- A campanha ainda inclui a coleta gratuita de geladeiras usadas em todo o território nacional. Além disso, os consumidores contam com até 20% de desconto, não cumulativo, para a compra de um novo aparelho.
São Paulo, janeiro de 2025 – Com o objetivo de promover a logística reversa e a reciclagem de geladeiras usadas em todo o Brasil, a campanha “Reuse - o descarte correto é só o começo”, realizada pela Dow, em parceria com a Panasonic e o Instituto Akatu, tem na educação um pilar importante para a conscientização e desenvolvimento de práticas de sustentabilidade ambiental na comunidade.
Por meio de ações pedagógicas em escolas, o Instituto Akatu, ONG pioneira em consumo consciente e sustentabilidade, coordena essas atividades pedagógicas para educadores e estudantes em escolas públicas. As ações são feitas em parceria com secretarias locais de educação e têm o objetivo de ampliar o conhecimento e a mobilização da população sobre a gestão de resíduos, seus impactos para a sociedade e o meio ambiente, principalmente em relação às geladeiras.
Como foco em temáticas de consumo consciente, gestão de resíduos e economia circular, as atividades pedagógicas alcançaram, até o momento, mais de 150 educadores e cerca de 4.500 estudantes de 38 escolas públicas nas cidades de Candeias (BA) e Extrema (MG). As ações incluem atividades em sala de aula, oficinas lúdicas e divulgação da campanha junto às comunidades dos entornos. As iniciativas realizadas em Candeias (BA) fazem parte do projeto Edukatu 4 Rs, que conta com o apoio da Dow por meio do 5º Edital de Responsabilidade Social da empresa.
Gestão de resíduos
A campanha “Reuse - o descarte correto é só o começo” já resultou na coleta de mais de 200 geladeiras, cerca de 42% a mais do que o total obtido na fase anterior. Esses aparelhos são destinados à remanufatura e reaproveitamento de matérias-primas que podem ser reutilizadas em outras indústrias, evitando danos ao meio ambiente, por meio da logística reversa.
Mais de 75% dos consumidores que participaram da campanha optaram pelo uso do voucher de desconto oferecido para a compra de uma geladeira Panasonic nova e mais econômica.
Como participar gratuitamente
Os consumidores podem solicitar a retirada e descarte correto de qualquer geladeira, em qualquer localidade de âmbito nacional, de forma gratuita, por meio de agendamento pelo site https://loja.panasonic.com.br/campanha-descarte-correto.
Os inscritos na campanha que solicitarem a coleta de sua geladeira antiga também recebem até 20% de desconto, não cumulativo, para a compra de uma nova geladeira da Panasonic, exclusivamente no site oficial da marca. A maioria das geladeiras Panasonic está na mais alta classificação de economia de energia do Inmetro, A+++, e, a depender do modelo, chegam a economizar mais de 43% de energia. O desconto poderá ser utilizado em até 30 dias após o recebimento do voucher.
Etapas anteriores
Em sua primeira fase, em 2021, as ações da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” foram realizadas na cidade de Hortolândia (SP), com apoio da prefeitura local e foco na circularidade de colchões e sofás. O projeto recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 3,5 mil itens, que resultaram no reaproveitamento de 83,8 toneladas de resíduos, entre madeira, espuma de poliuretano, tecidos, borracha, molas e outros materiais. Além disso, foram realizadas ações educacionais pelo Instituto Akatu em cerca de 30 escolas da rede de ensino municipal para a sensibilização e a mobilização de alunos e comunidades em relação ao descarte correto desses materiais.
Já a segunda fase da campanha, iniciada em 2022 e finalizada no primeiro semestre de 2023, teve como foco a coleta e reciclagem de geladeiras e freezers usados e foi realizada em municípios da Grande São Paulo e regiões do estado. Com a ação, que contou com parceiros locais, 478 geladeiras que iriam para aterros sanitários ou seriam incineradas foram recolhidas e recicladas pelo projeto. O total coletado equivale a cerca de 22 toneladas de materiais. Essa segunda etapa contou, mais uma vez, com a parceria do Instituto Akatu, seguindo os mesmos moldes de ações de educação e comunicação com as comunidades. As iniciativas atingiram mais de 1.200 professores e estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Valinhos (SP). Além disso, 75 jovens foram capacitados e atuaram como agentes multiplicadores nas comunidades do mesmo município.
Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) é uma das principais empresas mundiais de ciência dos materiais, atendendo a clientes em mercados de alto crescimento, como de embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações de consumo. Nossa atuação global, integração e escala de ativos, bem como nossa inovação focada, liderança em diferentes mercados e compromisso com a sustentabilidade nos permitem alcançar crescimento rentável e contribuir para a construção de um futuro sustentável. Operamos fábricas em 31 países e empregamos aproximadamente 35.900 pessoas. Em 2023, a companhia entregou aproximadamente US$ 45 bilhões em vendas. Menções a “Dow” e/ou a “Companhia” referem-se à Dow Inc. e às suas subsidiárias. Saiba mais sobre nós e nossa ambição de sermos a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo acessando o site.
Sobre a Panasonic
Fundado em 1918 e, hoje, referência global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para eletrodomésticos, habitação, automotivo, indústria, comunicações e energia em todo o mundo, o Grupo Panasonic mudou para um sistema de empresa operacional em 1º de abril de 2022, com a Panasonic Holdings Corporation servindo como uma holding e oito empresas posicionadas sob seu guarda-chuva. O grupo reportou vendas líquidas consolidadas de 54 bilhões de dólares* ou 8.496,4 bilhões de ienes para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024 (abril/2023 a março/2024).
Para saber mais sobre o Grupo Panasonic, visite: Link
*Cotação do dia 13/05/2023.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver, com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Saiba mais: akatu.org.br.
Para mais informações sobre a Dow, contate:
Agência Oribá
Márcia Brandão – marcia.brandao@agenciaoriba.com.br
Bárbara Luz – barbara.luz@agenciaoriba.com.br
(11) 94900-0753
Agênciamam – Assessoria de imprensa da Panasonic Brasil
Gisele Najjar – gisele@agenciamam.com
Bianca Ferrari | bianca@agenciamam.com
Mariana Franceschinelli |mariana@agenciamam.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário