segunda-feira, 12 de junho de 2017

Planejamento estratégico e estudo sobre mercado de aço são temas de reunião da CSFEI


Edison Cunha, da Única Consulting, e Marcos Perez, superintendente de Mercado Interno da ABIMAQ, fizeram as apresentações

No dia 09 de maio, as associadas da Câmara Setorial de Fornos e Estufas Industriais (CSFEI), reuniram- se no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, local onde foi realizada a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (EXPOMAFE).

Na ocasião, Edison Cunha, da Única Consulting, e Marcos Perez, superintendente de Mercado Interno da ABIMAQ, apresentaram, respectivamente, o status do planejamento estratégico da ABIMAQ e estudo sobre o mercado de aço. 

Para Edison Cunha, o intuito do planejamento estratégico é envolver o maior número possível de associados da entidade. “Vamos definir os temas mais importantes de cada câmara e realizar um plano de ações”. 

Aço

Marcos Perez informou que a partir de maio de 2017 será monitorado mensalmente o mercado de aço. “Teremos o auxílio de um consultor especialista em aço. Também faremos parcerias com consultorias de preços do aço, relatórios mensais dos resultados e acompanhamentos dos processos de dumping”. 

O superintendente de Mercado Interno da ABIMAQ destacou o resultado de pesquisa realizada com associados da entidade a fim de pressionar a indústria do aço. A seguir os principais apontamentos: 

- Tipos de aços mais comumente comprados pelos associados: chapa a frio 1,5 mm, chapa a quente 6,3  mm, chapa grossa (6,3-12,5);

- Todos os tipos de aço fazem parte do mix de compras frequentes pelos associados, porém, a chapa galvanizada é a menos utilizada;

- Variações do Preço em 2016 – de 10 a 19%;

- Motivações para aumento do preço – elevação do minério de ferro de 41 para 79 (38%);

- Resultado: Commodities - Aumentos: Minério de Ferro (60%), Carvão (44%), Níquel (7%), Zinco (45%) em real;

- Resultado: custo de conversão do aço: 43% (dólar) e 18% (real). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário