quinta-feira, 14 de julho de 2016

Óleo e Gás: ABIMAQ participa da OTC 2016


Durante o evento, a entidade se reuniu com autoridades e associadas

Cesar Prata, presidente do Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ, representou a entidade em mais uma edição da Offshore Technology Conference (OTC), que ocorreu entre os dias 02 e 05 de maio, no NRG Park, em Houston/Texas, nos Estados Unidos.

Para Prata, o Conteúdo Local, como de costume, foi inadequadamente apontado como um dos  responsáveis pelos insucessos nos empreendimentos em O&G no Brasil: “Esquecem-se que a forte concentração de encomendas nas mãos de poucas empreiteiras, aliada a um gerenciamento ineficaz, gerou os atrasos e os sobrepreços apontados pela Lava-Jato”.

Segundo ele, “lideres do IBP e ANP, no entanto, adotaram expressões cuidadosas para se referirem ao tema.  Mencionaram a necessidade de se  ‘flexibilizar’, ‘evoluir’ ou ‘aprimorar’ as regras de Conteúdo Local, sem afirmarem com clareza o que de fato pretendem”.

Prata afirmou que “ficou nítida a dificuldade de abordarem o assunto, sem declararem intenções de redução ou eliminação das demandas que protegem a todos aqueles que investiram e se instalaram no Brasil,  para atender aos falaciosos planos de investimento da Petrobras e as promessas do governo de manutenção de parte das encomendas no país”.

Reuniões

Durante o evento, Prata se encontrou com os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), além de se encontrar com diretores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Petrobras, e de empresas associadas presentes.

A elevação do gás na participação da matriz energética global, a necessidade de foco em produtividade para viabilizar exploração de petróleo, mesmo com o preço baixo do barril, e as regras de Conteúdo Local foram alguns dos temas colocados durante as apresentações no congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário