quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Programa Mais Alimentos Internacional e antidumping do aço são temas de reunião com a Casa Civil



Continuidade do Mais Alimentos Internacional e alerta aos riscos da aplicação do direito antidumping às importações brasileiras de aço foram os pleitos apresentados no encontro
 
"A ininterrupção do Programa Mais Alimentos Internacional ajudará na criação de emprego, no fortalecimento da reputação brasileira no continente africano, e principalmente estimulará às exportações". Assim, José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, manifestou sua preocupação quanto ao futuro do programa, durante encontro com Daniel Sigelmann, secretário executivo da Casa Civil, no dia 18 outubro, em Brasília.
 
Na reunião, foi exposto que milhares de agricultores familiares tiveram acesso à máquinas e implementos agrícolas, atendendo países como Senegal, Zimbábue, Gana, Quênia, Moçambique e Cuba. "Desde o início de suas operações, o Mais Alimentos Internacional possibilitou ao setor agroindustrial um resultado de exportações na ordem de US$ 135 milhões, o que mitigou o impacto da crise econômica", reiterou Velloso.
 
No encontro, foi ressaltado que o programa permitiu que a indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas pudessem competir com os produtos chineses nos referidos países ao igualar a oferta de recursos disponíveis para financiamento.
 
ANTIDUMPING DO AÇO
 
Na audiência, foi alertado o risco que a indústria de transformação brasileira corre caso seja aplicado o direito de antidumping as exportações chinesas e russas ao Brasil de aços planos laminados a quente.
 
A ABIMAQ, juntamente com outras 22 entidades que compõem a coalizão do aço, colocou que a aplicação do direito de antidumping vai impactar o aumento no preço do aço para o consumidor final e afetar a competitividade das empresas no mercado interno e externo.
 
Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (SIMERS), Alexandre Bernardes, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Patrícia Gomes, gerente de Mercado Externo da ABIMAQ, e Walter Filippetti, diretor de Relações Governamentais da ABIMAQ, também participaram da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário