quarta-feira, 25 de abril de 2018

Mercado brasileiro de aço é tema da reunião do Conselho de Metalurgia e Mineração

Na ocasião, Xavier de Brito fez a transferência de cargo de presidente para Germano Fehr

Para apresentar o panorama do segmento nacional de aços planos, Carlos Jorge Loureiro, presidente executivo do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA), e Paula Nogueira, gerente de Marketing e Defesa Comercial da Usiminas, participaram da reunião do Conselho de Metalurgia e Mineração, no dia 13 de março, na sede da ABIMAQ.

Loureiro colocou que as compras de aço plano de janeiro subiram 13,9% perante dezembro, com volume total de 251,8 mil toneladas, ante 221,1 mil toneladas. Quando comparada ao mesmo período de 2017, houve uma alta de 0,7%. As vendas aumentaram 24,4%, com volume total de 283,8 mil toneladas, ante 228,2 mil toneladas. Na comparação interanual o crescimento foi de 18,8%.

Já os estoques de janeiro caíram 3,6% com relação a dezembro, com volume total de 868,5 mil toneladas, ante 900,5 mil toneladas. Quando comparada a janeiro de 2017, o estoque teve queda de 4,7%. “Para 2018, esperamos que o setor cresça 7%’, informa Loureiro.

Paula expôs que a capacidade de produção para venda de aço bruto da Usiminas é de 5 milhões em Ipatinga e de 4,5 milhões em Cubatão. “Empregamos mais de R$ 12 bilhões nos últimos anos para ofertar produtos de alto conteúdo tecnológico”.

A gerente reitera que nos próximos anos, a Usiminas estima crescimento médio anual de 6% do consumo aparente. “A retomada do crescimento e as boas perspectivas para a economia têm levado as empresas siderúrgicas a reavaliarem seus investimentos. Contudo, como a utilização de capacidade gira em torno dos 70%, a siderurgia tem tempo para amadurecer os estudos. Se tudo correr conforme as previsões atuais, um novo ciclo de investimentos deve se iniciar em breve”.

MUDANÇA

Após sete anos à frente do Conselho de Metalurgia e Mineração, Xavier de Brito fez a transferência de cargo para Germano Fehr. Na ocasião, Brito mencionou que a convite de José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, responsável pela criação do conselho, assumiu o posto. “Ficou combinado que o conselho seria constituído por empresas do setor e a sua principal atribuição é dar um norte à diretoria da ABIMAQ sobre o segmento”.  

Fehr agradeceu e enfatizou que considera seu antecessor como presidente honorário. “Xavier de Brito sempre estará na cabeceira do conselho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário