terça-feira, 10 de março de 2020

ABIMAQ avalia possíveis impactos do coronavírus nas exportações e importações da indústria de máquinas e equipamentos


A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) informa que até o presente momento não tem nenhum dado ou relato de empresas associadas que indique que há ou haverá desabastecimento ou paralisação de produção por conta da epidemia de coronavírus. 

No entanto, apesar desse grave problema mundial, a ABIMAQ ressalta que existe oportunidade, do ponto de vista econômico, para os fabricantes brasileiros, pois empresas já estão substituindo componentes da China por fabricados no Brasil ou de outros países, de modo preventivo. 

A associação explica que de todas as máquinas consumidas no Brasil, 53% são importadas e 47% são produzidas no País. Dessas 53% que o Brasil importa, 18% são da China. Então, existe uma oportunidade de a indústria nacional suprir essa parte do mercado que é abastecido por máquinas importadas da China, incluindo componentes eletrônicos que estão presentes na montagem final da maioria das máquinas ou equipamentos.

Outra oportunidade para o segmento de máquinas e equipamentos é substituir os produtos chineses nos mercados já atendidos, como americano, europeu e da América Latina visto que do total das exportações da indústria de transformação do Brasil, 12% são máquinas e equipamentos, isso representa mais de 40% do faturamento do setor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário