quinta-feira, 23 de março de 2023

 

 
 

Dow e Jaguar TCS Racing se juntam para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o carro Jaguar I-TYPE 6


Em sua terceira temporada como Parceiro Oficial de Ciência de Materiais da Jaguar TCS Racing, a Dow está trabalhando para apoiar a mobilidade de baixo carbono e fomentar novos níveis de sustentabilidade que ajudarão o novo carro elétrico de competição, Jaguar I-TYPE 6, a ter o melhor desempenho nesta temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.



São Paulo, SP – 23 de março de 2023 – Pela primeira vez, o Brasil sediará uma rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, considerada a Fórmula 1 com carros elétricos. O evento acontecerá no dia 25 de março, em um circuito pelas ruas do Sambódromo do Anhembi, na cidade de São Paulo. Para a temporada do campeonato mundial de 2023, a Dow continua sendo a Parceira Oficial de Ciência de Materiais da Jaguar TCS Racing, com o objetivo de colaborar em tecnologias inovadoras de veículos elétricos que estão moldando o futuro da mobilidade sustentável e de baixo carbono - uma realidade que vem ganhando terreno no Brasil. De acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), as vendas de veículos elétricos aumentaram 41% em 2022 e a frota atual de veículos eletrificados aqui é de 126.504 unidades.


"Por meio desta parceria, que começou em 2020, a área de MobilityScience™ da Dow, dedicada à inovação automotiva, trabalha em estreita colaboração com os engenheiros da Jaguar TCS Racing para integrar materiais de última geração. Este conjunto de soluções melhora o desempenho, segurança e eficiência do Jaguar I-TYPE 6 e contribui para o desenvolvimento de tecnologias de alto desempenho para carros elétricos com foco na mobilidade sustentável", diz Carlos Adami, especialista em Suporte Técnico da Dow MobilityScience™.


Entre as soluções oferecidas pela empresa à Jaguar TCS Racing estão uma gama de tecnologias para gerenciamento térmico, interferência eletromagnética, adesão e sustentabilidade que atendem às crescentes tendências e exigências de maior alcance, conforto e segurança, bem como menor peso e consumo de energia em veículos. Em particular, o envolvimento da empresa com a Jaguar TCS Racing, que está competindo no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, a posiciona como líder na ciência dos materiais para a eletrificação de veículos - um caminho chave para uma economia de baixo carbono.


A temporada 2023 marca a estreia do Gen3 (a terceira geração do carro de corrida elétrico) no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. A primeira corrida desta temporada aconteceu na Cidade do México, em janeiro, onde o Jaguar I-TYPE 6, competidor da Jaguar TCS Racing Season 9, fez sua estreia na corrida. O carro de corrida apresenta várias melhorias de desempenho, como por exemplo:


·        Velocidades máximas de 300kmh/ 200 mph;

·        Motores dianteiros e traseiros mais que duplicam a capacidade de regeneração para 600kW;

·        Capacidade de gerar mais de 40% de energia durante a corrida através de frenagem regenerativa;

·        Cerca de 95% de eficiência energética do motor elétrico, fornecendo até 350 kW de potência;

·        Ausência de freios hidráulicos traseiros devido à capacidade de regeneração e adição de trem de acionamento dianteiro;

·        Um carro 50 quilos mais leve do que na temporada anterior.

 

Introdução de materiais de linho e fibra de carbono reciclada.


Essas inovações trazem mudanças não apenas para a Fórmula E e para a equipe Jaguar TCS Racing, mas também para a indústria automotiva em geral. Como o primeiro esporte do mundo a ser classificado como rede zero de carbono desde o início, o Campeonato serve como um banco de testes do mundo real para as tecnologias de veículos elétricos que irão catalisar o futuro da mobilidade com baixo teor de carbono.

 

"Como o primeiro esporte com rede zero de carbono do mundo desde o início, a Fórmula E fornece um banco de teste de desempenho do mundo real para que possamos inovar e desenvolver novas tecnologias e capacidades na pista de corrida e incorporar aquelas que são relevantes na futura tecnologia de eletrificação de nossos veículos rodoviários", disse James Barclay, Diretor da Jaguar TCS Racing Team Principal e Diretor Geral da Jaguar Land Rover Motorsport. "Libertar os ganhos de margem faz toda a diferença no automobilismo e nossos engenheiros trabalham em conjunto com os engenheiros da Dow MobilityScience™ para identificar materiais e inovar novas tecnologias que ajudam o carro de corrida elétrico Jaguar I-TYPE 6 a atingir seu nível ideal".

 

A Dow se baseia em mais de 100 anos de experiência em transporte e expertise no desenvolvimento de aplicações para oferecer soluções inovadoras e de vanguarda que mantêm o mundo em movimento. Sua equipe MobilityScience™ fornece aos OEMs e Tiers um parceiro global sem interrupção e colaborativo para a inovação de materiais através do acesso a capacidades técnicas de classe mundial e um amplo portfólio de soluções de ciência de materiais para a indústria. A Dow está comprometida com o futuro da mobilidade e está lidando com os desafios de mobilidade mais urgentes como a descarbonização e a melhoria do desempenho de EV. Para mais informações, visite www.DowMobilityScience.com.



Sobre a Dow


A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e liderança nas áreas de meio ambiente, social e governança para alcançar crescimento lucrativo e ajudar a construir um futuro mais sustentável. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A Dow opera unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 37.800 pessoas. Em 2022, gerou aproximadamente US$ 57 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia se referem a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.


Sobre a Jaguar TCS Racing


A Jaguar voltou às corridas em outubro de 2016, tornando-se o primeiro fabricante de luxo a aderir à ABB FIA, Fórmula E Championship,série de corridas de estradas totalmente elétricas. Na oitava temporada, Mitch Evans terminou como vice-campeão na classificação dos pilotos - seu resultado de maior sucesso na campanha da Fórmula E da Jaguar TCS Racing.


A Fórmula E é um banco de provas do mundo real para a Jaguar em sua jornada para se tornar uma marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025. O objetivo da Jaguar TCS Racing é 'Reimagine Racing' e juntos a equipe irá testar, desenvolver, aprender e colaborar, compartilhando ideias através da Jaguar Land Rover, o que beneficiará o futuro desenvolvimento de veículos de passageiros. Especificamente, o aprendizado da Fórmula E e a transferência de tecnologia ajudarão a 'reimaginar' a marca Jaguar, coincidindo com o compromisso da empresa com a era Gen3 da Fórmula E.


2023 é o primeiro ano para as equipes competirem com o carro Gen3, o primeiro carro de competição líquido zero do mundo.

Como a equipe oficial de fabricantes da Fórmula E, a Jaguar TCS Racing projeta seu próprio trem de força, que inclui motor, transmissão, inversor e suspensão traseira. A Jaguar, através de seu parceiro técnico de longo prazo na Fórmula E, Williams Advanced Engineering, fornecerá ao Envision Racing seu trem de força para a era Gen3.


Para controlar os custos, o chassi e a bateria de fibra de carbono são componentes comuns e iguais para todas as onze equipes. Isto permite que o foco esteja no desenvolvimento de motores EV leves e eficientes que melhorarão o desempenho e o alcance dos futuros EV da Jaguar Land Rover.


As equipes têm dois carros de corrida, um por piloto, que serão usados ao longo de toda a distância da corrida. Além de seu conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é única no mundo do automobilismo por sua escolha de locais de corrida. O campeonato de 2023 acontece em circuitos de rua temporários no coração das principais cidades do mundo, incluindo Cidade do México, Diriyah e Roma, com novos locais, incluindo Hyderabad, Cidade do Cabo e São Paulo. A final da temporada se desenrola durante um fim de semana de corrida dupla em Londres.


Em 2022, a Jaguar TCS Racing terminou em quarto lugar na classificação das equipes com sete pódios, quatro vitórias, uma pole position, uma volta mais rápida e 231 pontos marcados - o maior número de pontos da equipe até o momento. O neozelandês Mitch Evans terminou na última temporada como vice-campeão, com Sam Bird terminando em décimo terceiro lugar na classificação geral dos pilotos.


A Fórmula E continua sendo uma prioridade chave para a Jaguar Land Rover e para a estratégia Reimagine da empresa. Como o principal campeonato mundial totalmente elétrico, a Fórmula E nos permite testar e desenvolver novas tecnologias de veículos elétricos em um ambiente de alto desempenho. Ela continua sendo o banco de testes para nossa missão Race to Innovate, que verá o Race to Road e o aprendizado do Road to Race ajudar a moldar nosso futuro elétrico - um futuro com o qual a Jaguar é apaixonada e dedicada para o benefício de nossa sociedade, da mudança do cenário da mobilidade, da sustentabilidade e de nossos clientes. www.jaguar.com.


Contatos da assessoria - Agência Oribá

Tel.: (11) 94900-0753

Márcia Brandão – marcia.brandao@agenciaoriba.com.br

Sarah Lopes – sarah.lopes@agenciaoriba.com.br

Bárbara Luz – barbara.luz@agenciaoriba.com.br

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