sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

HOSPITAIS DE SORRISO (MT) E MARAJÓ (PA) TIVERAM MAIS DE 8 MIL INTERNAÇÕES EM 2012

No ano de 2012, os hospitais de Sorriso (MT) e Marajó (PA) fizeram 8.935 internações, 6.737 cirurgias e 1.337 partos. SegundoJosé Cleber do Nascimento Costa, diretor geral do INDSH – Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, responsável pela administração dos estabelecimentos, o objetivo da entidade é melhorar a cada dia o atendimento nos locais.


Administrar um hospital não é uma das tarefas mais fáceis, que diga a direção do INDSH – Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, responsável pela gestão do Hospital Regional de Marajó (PA) e do Hospital Regional de Sorriso (MT). Mesmo com todo desafio na gestão desses estabelecimentos durante o ano de 2012, os resultados apareceram. "A média de aprovação é de 93% por parte dos usuários, comunidade e autoridades locais, entre outros que perceberam o incremento que ocorre a cada dia nos nossos hospitais. Mesmo com alto índice de satisfação, achamos pouco, pois queremos melhorar a cada dia os serviços prestados", afirma José Cleber do Nascimento Costa, diretor geral da entidade.    

O levantamento realizado, no período de abril (quando INDSH assumiu a gestão do local) até dezembro, mostra que no Hospital Regional de Sorriso foram realizadas 4.177 cirurgias, 1.082 partos, 15.116 consultas ambulatoriais, 23.277 atendimentos de emergência, 89.619 exames de análises clínicas e 17.710 de radiologia. No total, o Hospital realizou 6.143 internações.  

Segundo Costa, neste período, em Sorriso, as principais conquistas foram a eliminação de macas espalhadas pelos corredores, pagamento em dia dos médicos e funcionários e proporcionar boas condições de trabalho. "Melhoramos ainda a higiene do local, agilizamos o atendimento e a marcação de consultas, exames, cirurgias, fizemos andar a fila de cirurgias, em comunhão com a regulação do Estado do Mato Grosso, reestruturamos os serviços, treinamos os profissionais, aperfeiçoamos a dinâmica ambulatorial e de urgência e atualizamos o parque de imagem (tomografia, mamografia, ultrassonografia, raios X), e adquirimos alguns instrumentos médicos." 

Já no Hospital Regional de Marajó (PA), o balanço, que compreende de janeiro a dezembro de 2012, revela que no período houve 2.792 internações, 2.560 cirurgias, 225 partos, 21.740 atendimentos no ambulatório e emergências, e 173.469 exames. "As mudanças foram e continuam sendo intensas. A população ganhou uma estrutura hospitalar inimaginável até 2010: instalações modernas e acolhedoras, equipamentos de ultima geração, médicos especialistas e exames e cirurgias que nunca foram feitas na região", ressalta José Cleber.          
     
A unidade foi pioneira, na região do arquipélago de Marajó, no implante de marca-passo. Duas pacientes, uma de 91 e outra de 82 anos, ambas moradoras no arquipélago, receberam os dispositivos eletrônicos responsáveis de manter o ritmo e a frequência cardíaca. "Além disso, começamos a fazer cirurgias ortopédicas e passamos a contar com profissionais nas áreas de cardiologista e oftalmologista, especialidades ausentes até 2011 na localidade", relata José.      

E completa: "Essa experiência deixa uma sensação de realização em todos que participaram e participam do projeto. É um trabalho educativo, no sentido de se ensinar a utilizar novos serviços de saúde e da conscientização dos seus problemas e das suas soluções. Contratamos o primeiro funcionário, retiramos os equipamentos das caixas, limpamos o hospital, compramos o primeiro soro e consequentemente passamos a atender a primeira consulta, fazer a primeira internação, a primeira cirurgia, o primeiro parto, o primeiro exame, e assim em diante. Começar do zero a gestão do hospital de Marajó e proporcionar à população um atendimento médico para quem não tinha antes na região, não tem preço."

Para Costa o objetivo do INDSH é de oferecer serviços de qualidade nas áreas de saúde, social e educacional, com gestão moderna, excelência nos resultados e promover a vida com atendimentos plenos nas comunidades em que atuamos. "Isso reflete nossos esforços, desde o inicio da administração de um estabelecimento hospitalar, em prol da qualidade do atendimento aos moradores da localidade."

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