sexta-feira, 5 de outubro de 2018

‘A Indústria Metalmecânica - Investimentos, Desafios e Oportunidades’ é tema de palestra da ABIMAQ na MEC SHOW


Conjuntura econômica e perspectiva para a indústria de máquinas e equipamentos foram outros assuntos debatidos

“A elevada ociosidade da economia inibe uma ampla recuperação dos investimentos industriais”, afirmou José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, durante palestra ‘A Indústria Metalmecânica - Investimentos, Desafios e Oportunidades’ na 11ª Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial (MEC SHOW), no dia 07 de agosto, na cidade de Serra, no Espírito Santo. 

Para Velloso, apesar das instabilidades internas e externas o cenário é positivo, mas alguns fatores colocam em dúvida a manutenção do crescimento, entre eles, os investimentos em relação ao PIB; spreads bancários excessivamente elevados, crédito escasso e redução dos financiamentos e aumento dos juros do BNDES; e dúvidas em relação ao desempenho das economias mundiais em função da guerra comercial. “Mesmo com a incerteza da atividade econômica, esperamos a recuperação do setor de máquinas e equipamentos”.

Segundo o executivo da ABIMAQ, para garantir o crescimento sustentável é preciso investir em infraestrutura visando à ampliação da carteira de projetos, segurança jurídica, financiamento de longo prazo e o aprimoramento do papel das agências reguladoras, além de focar na manufatura avançada.

Implementação das reformas estruturantes (Previdência, tributária e trabalhista), eliminação do Custo Brasil e maior inserção comercial foram alguns dos itens citados por Velloso para que o país tenha uma macroeconomia adequada. “Os ambientes institucional e de negócios brasileiro reduzem a eficiência produtiva, e a política macro, salvo pequenos intervalos, tem se mantido hostil ao investimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário