segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Oportunidades de negócios no setor de petróleo e gás são apresentadas na ABIMAQ


Durante reunião plenária do Conselho de Óleo e Gás foram debatidos o planejamento para 2019 e a repaginação do conselho com foco na retomada do segmento no Brasil

“Estamos reestruturando o Conselho de Óleo e Gás justamente para que as empresas estejam preparadas no momento da volta dos investimentos resultantes dos leilões iniciados em 2017”, frisou Idarilho Nascimento, presidente Conselho de Óleo e Gás, durante reunião, no dia 5 de outubro, em São Paulo. 

“Existem ainda investimentos previstos de mais de US$ 250 bilhões até 2030, relativos a leilões anteriores a 2017, que só agora vão entrar na fase de desenvolvimento. A essas oportunidades devem ser somadas as demandas decorrentes da nova Lei do Gás, do programa de incentivo à produção de biocombustíveis – RENOVABIO e a retomada das atividades ‘onshore’ – REATE”, completou Idarilho Nascimento.

Nascimento explicou que, com a repaginação do conselho, as associadas da ABIMAQ interessadas em fornecer para o setor estão convidadas a participarem dos encontros a fim de terem visão do mercado, negócios, investimentos, atualização da agenda e informações relacionadas às regulamentações. “A contribuição de todos fará com que tenhamos um entendimento único para tratar com o governo e ou outras entidades do setor no sentido de dar visibilidade nas nossas decisões, atividades e pleitos”.

“Nessa nova fase pretendemos realizar quatro plenárias por ano, intercalando a realização entre Rio de Janeiro e São Paulo, além de conectar com as sedes regionais via transmissão online para aumentar o número de participantes”, acrescentou o presidente do Conselho de Óleo e Gás.

COMITÊS

Alberto Machado, diretor de Petróleo, Gás, Bionergia e Petroquímica da ABIMAQ, informou que, com a restruturação, serão criados os comitês temáticos nas áreas de tributos, regulamentação e ambiente de negócios (mais informações abaixo). “O objetivo de criá-los visa promover o fluxo de informações do ambiente de negócios, dar maior representatividade e visibilidade às ações da entidade, melhorar a qualidade dos serviços prestados e traduzir melhor o pensamento sobre cada assunto específico”.

Machado explica que os comitês poderão contar com a participação de representantes de áreas específicas de empresas associadas, de especialistas externos e de outras entidades. “Vamos promover ações no sentido de agregar valor às associadas da ABIMAQ”.

HISTÓRIA

José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, lembrou que o Conselho de Óleo e Gás foi criado em 1999 no sentido de dar continuidade às ações realizadas no comitê de negociação com estatais depois das privatizações em 1998. “A história desse conselho é bonita. Desde o início convidamos toda a cadeia produtiva, além dos fabricantes de máquinas e entidade representativas. Por meio dele foi possível nos associar na Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP). Tivemos conquista recente como isonomia tributária do setor com a edição do novo Repetro. Neste ano, vamos continuar a luta em prol do segmento”.

Saiba mais

Para mais informações sobre as condições para participar dos comitês do Conselho de Óleo e Gás, contatar: cog@abimaq.org.br / (21) 2262-5566

Saiba quais temas serão tratados em cada comitê:

Tributário

Análise de projetos de lei, decretos, medidas provisórias, atos no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), instruções normativas, consultas públicas e novas iniciativas.

Legislação e Regulamentação

Estudo de projetos de lei, decretos, medidas provisórias, instruções normativas, consultas públicas, audiências públicas e novas ações.

Comitê Ambiente de Negócios e Competitividade


Coleta, tratamento e disseminação de Informações, além de consulta de projetos de lei, medidas provisórias, consultas públicas, audiências públicas e novas iniciativas.

Ressaltando que os participantes dos comitês vão se reunir com autoridades e representantes de entidades, participar de eventos e delegações e relacionar com cliente e demais atores do setor de óleo e gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário