quarta-feira, 20 de março de 2019

Agenda de competitividade é apresentada na reunião da FPMAQ


Parlamentares conheceram material, elaborado pela ABIMAQ, que será entregue para representantes do atual governo

O alinhamento dos posicionamentos frente à realidade do novo governo e apresentação de agenda de competividade que a ABIMAQ preparou para entregar ao governo federal foram alguns dos assuntos tratados na primeira reunião da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), depois do início da legislatura 2019/2022, realizada no dia 26 de fevereiro, em Brasília. 

José Velloso explicou aos deputados que agenda de competividade aborda a relevância do setor no cenário econômico nacional e na geração de empregos. “No material também destacamos o impacto de uma provável abertura comercial causaria no setor de bens de capital, além da perda na exportação, empregos, do PIB do país e no recolhimento de impostos e para Previdência Social”. 

Os princípios que devem nortear a revisão da estrutura tarifária brasileira obedecendo uma escalada tarifária também foi abordado. “Isto é, reduzir primeiro as tarifas sobre as matérias-primas, depois sobre produtos intermediários na cadeia produtiva, para só então cortar as alíquotas cobradas sobre o produto final de maior valor agregado (como é o caso de máquinas e equipamentos)”, ressaltou Velloso. 

Sugestões para que o Custo Brasil seja combatido foi mencionado pelo presidente executivo da ABIMAQ. “No documento destacamos redução do spread bancário e dos juros, reestruturação tarifária, mudança da base de cálculo dos impostos sobe folha de pagamento, a eliminação dos encargos não recuperáveis de créditos fiscais acumulados e a dilatação do prazo de pagamentos dos tributos como itens que devem ser atacados para melhorar a competitividade da indústria brasileira. Se eles forem combatidos com sucesso, nós resolveríamos 80% do Custo Brasil do setor industrial”. 

Além de José Velloso, estiveram presentes na reunião os deputados federais Vanderlei Macris (presidente da FPMAQ), Alceu Moreira, Arnaldo Jardim, Jeronimo Goergen, Neri Geller, Newton Cardoso Jr, Hildo Rocha, Baleia Rossi, Evair Vieira de Melo, Marcel Van Hattem e o General Roberto Sebastião Peternelli Junior. O encontro também contou com a presença dos ex-deputados Valdir Colatto e Mauro Pereira. 

Pela ABIMAQ, também participaram Hernane Cauduro, vice-presidente, Walter Filippetti, diretor de Relações Governamentais, Eduardo Galvão, gerente executivo e Alexandre Bernardes, presidente da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias (CSMR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário