sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cartilha orienta consumidores sobre financiamento habitacional

A modalidade para financiar a casa própria, o comprometimento da renda e a documentação são alguns dos trâmites que envolvem a aquisição do financiamento imobiliário. Para sanar as dúvidas daqueles que estão adquirindo ou já têm crédito habitacional, a AMSPA – Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências lança cartilha com 26 perguntas e respostas sobre o financiamento imobiliário.

Com objetivo de orientar àqueles que estão prestes a tomar crédito habitacional ou já possuem, quanto aos seus direitos, a AMSPA está lançando a 3ª edição da ‘Cartilha do Mutuário – Volume Financiamento’. No formato de ping-pong, ou seja, perguntas e respostas, o informativo contém 26 questões cruciais, que ajudam a esclarecer, de forma simples e prática, as principais dúvidas e os cuidados que os consumidores devem ter para evitar dores de cabeça ao financiar o imóvel.

Para Marco Aurélio Luz, presidente da entidade, na ânsia de realizar o sonho da casa própria, em muitos casos, o futuro proprietário não se atenta justamente nas perigosas letras miúdas inseridas no contrato ou, até mesmo, faz com que aceite as imposições do contratante no fechamento do negócio. “Mas, é aí que mora o perigo! Porque, durante o financiamento, o comprador pode enfrentar vários problemas, como desemprego, por exemplo. Esperamos que a Cartilha do Mutuário ajude esses consumidores e evitar que caiam em armadilhas.”

Um dos pontos que o informativo orienta é quanto à ilegalidade das taxas SATI e Corretagem. “Infelizmente, essas taxas são abusivas, mas sem o pagamento delas, dificilmente o futuro mutuário consegue fechar o negócio. No entanto, após desembolsar a quantia, o adquirente tem de fazer valer os seus direitos. Para isso, ele pode recorrer à Justiça para exigir a devolução de seu dinheiro, que deverá ser restituído em dobro, além de ser acrescido de correção monetária e juros”, informa Luz.

O livreto ainda traz dicas para quem está contratando financiamento. “Nessa etapa é muito comum surgir dúvidas sobre qual é melhor linha de crédito imobiliário. Para ajudar o adquirente, o informativo apresenta as vantagens e desvantagens do SFH – Sistema Financeiro da Habitação, SFI – Sistema Financeiro Imobiliário, programa ‘Minha Casa Minha Vida’, entre outros empréstimos para que os futuros donos de imóveis façam uma escolha de acordo com seu poder aquisitivo”, acrescenta o presidente da AMSPA.

Os cuidados para não ficar inadimplente, o que impede o financiamento, portabilidade, seguros, rescisão de contrato e quando é válido usar o FGTS e adquirir imóvel em leilão são outras dicas que a cartilha oferece para quem pretende obter crédito habitacional ou para aqueles que já o contrataram. “As informações oferecidas no guia serão fundamentais para que o comprador tome precauções para fugir dos abusos cometidos pelos bancos, mas é válido frisar que para fechar um negócio com mais segurança é essencial pedir auxílio de um advogado especializado na área imobiliária para certificar-se de todos os detalhes”, aconselha Marco Aurélio Luz.

FICHA TÉCNICA

CARTILHA DO MUTUÁRIO
3ª EDIÇÃO – FINANCIAMENTO
Autor: AMSPA
Número de páginas: 12
Ano de publicação: 2014
Preço médio: Gratuito

SERVIÇO:

Os interessados em obter um exemplar gratuito da “Cartilha do Mutuário – Volume Financiamento Habitacional” podem comparecer à sede da AMSPA, localizada na praça Dr. João Mendes, 52 – 5°andar, conjunto 501 – São Paulo – SP. O conteúdo do informativo também estará disponível gratuitamente a mutuários de todo o Brasil para download em PDF no site:www.amspa.org.br.

Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones 0800 77 79 230 (para mutuários fora de São Paulo), (11) 3292-9230 / 3242-4334 (sede Sé), (11) 2095-9090 (Tatuapé), (11) 3019-1899 (Faria Lima), (19) 3236-0566 (Campinas) e(13) 3252-1665 (Santos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário