sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Posse da nova diretoria da CSFM

Cerimônia de possa da Câmara Setorial de Ferramentaria e Modelações aconteceu em novembro, na sede da ABIMAQ

Trabalho em equipe com outras câmaras setoriais e necessidade de ampliação do acesso ao crédito foram bandeiras levantadas por Paulo Sergio Furlan Braga, durante a cerimônia de posse na CSFM – Câmara Setorial de Ferramentaria e Modelações, que contou com a presença de outras câmaras setoriais como a de Máquinas-Ferramenta, através do seu presidente, Henry Goffaux; do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, através do seu vice-presidente, Aroaldo Oliveira da Silva; e Eleni Mariano, representando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Jefferson José da Conceição.

“Nós precisamos criar nossa barreira interna, seja com a parte tributária ou por melhores condições para o Brasil ser mais competitivo. Da maneira que está, realmente, a indústria se torna cada vez menos competitiva. Precisamos nos unir contra o nosso maior problema que é a China. Temos que ver as políticas que são praticadas fora do país, junto com outras entidades, para que façamos um país melhor”, afirmou  Braga, que enfatizou o que considera necessário para a  melhora do setor. 

“Apesar do empenho que estamos fazendo junto com outros parceiros,  temos muito a lutar ainda. Na parte do financiamento para as empresas nacionais de ferramentaria, 90% delas não têm acesso a crédito barato. Além disso, é preciso investir para que o trabalhador tenha melhores condições de trabalho. Não dá para oferecer isso com um maquinário com uso de mais de 15 anos. Este é desafio que nós vamos colocar ao sindicato para que o empresário consiga trocar seu parque fabril.”

Na ocasião, Carlos Pastoriza, presidente da ABIMAQ, enalteceu o trabalho que o presidente da CSFM vem realizando pelo segmento. “Temos acompanhado de perto a sua luta, incansável, nas articulações com sindicatos, políticos e outras câmaras. É esse tipo de garra que precisamos mais do que nunca, apesar das diversidades por que passa a indústria brasileira.”

Já Henry Goffaux, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF), ressaltou a sinergia entre as duas câmaras. “Nós vimos trabalhando em muitas ações em conjunto. Tivemos nas negociações do Inovar Auto, Inovar Peças, que acabou não acontecendo, do APL Ferramentaria. Muitas vezes, fomos ao BNDES para brigar contra importação de máquinas pela indústria automotiva dentro do contexto do Inovar Auto. Dentro da ABIMAQ, nós podemos nos ajudar muito.”

Além de Braga, a CSFM é composta pelos vice-presidentes Alexandre Fix, Alexandre Gonçales Rodrigues, Paulo Haddad, Sansão Silva e Michael Lemouche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário