quarta-feira, 8 de junho de 2016

ABIMAQ se reúne com Michel Temer

Taxa SELIC, redução de ministérios, impostos e destravamento das Parcerias Público-Privadas foram alguns dos assuntos tratados na reunião

Com o objetivo de discutir temas e propostas para a retomada do crescimento e dos investimentos no setor de bens de capital, Carlos Pastoriza, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, reuniu-se, no dia 04 de maio, com o então vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Na ocasião, Pastoriza enfatizou a necessidade de corte na SELIC, como forma de estimular o consumo, retomar os investimentos e reindustrializar o Brasil: “A queda da taxa SELIC poderia fazer com que a economia retomasse a produção, o emprego e virasse de espiral viciosa para virtuosa”. 

O presidente da ABIMAQ solicitou ainda que no possível enxugamento dos ministérios preserve as pastas da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC): “Seria um grave erro qualquer fatiamento ou extinção desses ministérios, que são a base do crescimento econômico”.

Na oportunidade, a ABIMAQ pediu ao atual presidente interino da República que faça o ajuste fiscal sem o aumento dos tributos: “Entendemos que tem que haver um corte na carne do governo, sem aumento de impostos”.

A entidade sugeriu também a Temer o destravamento das Parcerias Público-Privadas: “Existem centenas de bilhões de reais esperando para serem investidos e uma enormidade de projetos de infraestrutura, trilhões de dólares lá fora à espera de um ambiente regulatório e político confiável. Isso também pode gerar um efeito cascata muito grande no consumo”. 

Indústria de máquinas e equipamentos 

Pastoriza destacou que, nos últimos dois anos, o consumo no setor caiu 15% e os investimentos, 40%, com tendência de mais queda: “É um negócio brutal e falamos isso para o Michel. Está derretendo o investimento no Brasil em um momento muito ruim porque deveríamos estar investindo mais que os outros países para nós fecharmos o gap [diferença] tecnológico em relação aos países ricos”.

Presentes 

Participaram do encontro o presidente da Acebra, Arney Frasson, além dos deputados federais Jerônimo Goergen (PP-RS), que também é presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ); Alceu Moreira (PMDB-RS); e Mauro Pereira (PMDB-RS). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário