segunda-feira, 13 de junho de 2016

Seminário de Manufatura Avançada e VI Simpósio Internacional de Excelência em Produtos: Indústria 4.0 – Curto, Médio e Longo Prazo


Complementando o evento Demonstrador de Manufatura Avançada, a ABIMAQ e a VDI, com patrocínio do BNDES, da ABDI, do MCTI/CNPq e da Desenvolve SP, realizaram o seminário.

“A dedicação e a troca de informações de 22 empresas e mais de 150 técnicos fizeram com que fosse possível o desenvolvimento do projeto de Manufatura Avançada”, destacou José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ. 

Wilson Bricio, presidente da VDI-Brasil, destacou a importância do debate para o futuro da indústria brasileira: “Para que possamos atuar com sucesso no competitivo mercado atual, é essencial estar constantemente atualizado sobre as tendências tecnológicas e buscar compreender e atender às demandas de um mundo cada vez mais interconectado”.

João Emílio Padovani Gonçalves, gerente executivo de Política Industrial da CNI, e Jefferson Gomes, diretor regional do SENAI/SC e professor do ITA, ministraram palestra sobre "A situação da indústria no Brasil". Eles ressaltaram os desafios e os impactos com o desenvolvimento e a incorporação da Manufatura Avançada no Brasil. 

Já Rodrigo Custódio, diretor da Prática Industrial da Consultoria Roland Berger (Alemanha), abordou "O crescimento da indústria na Alemanha". Ele expôs a necessidade de intensificar as discussões sobre a Indústria 4.0 e a falta de profissionais qualificados, inclusive das empresas alemãs e americanas. 

Painéis

O Painel 1 tratou da "Indústria 4.0 - Aplicação na prática", com moderação de José Velloso e os painelistas Danilo Lapastini, vice-presidente da Hexagon; Edouard Mekhalian, diretor geral da KUKA Roboter do Brasil; Renato Buselli, vice-presidente da Siemens; Klaus Ellner, supervisor da Volkswagen do Brasil; e Alexander Pictorgros, da Lanxess GmbH.

Já o Painel 2 teve foco na "Indústria 4.0 - Desafios futuros" e foi moderado pelo professor Eduardo de Senzi Zancul, da USP, e teve os painelistas Chris P. Wittke, gerente geral da Mercedes-Benz do Brasil; Hans-Jürgen Klose, diretor da Staufen-Táktica; Paulo Roberto Santos, ?gerente regional de Produtos da Festo Brasil; José Rizzo Hahn, presidente da Pollux Automation; e Bruno Jorge Soares, coordenador de Manufatura Avançada da ABDI.

Ao término do painel, o professor da USP anunciou a aprovação da constituição de uma fábrica do futuro na universidade com objetivo de aprimorar o ensino e a pesquisa do assunto.

Encerramento

Luciano Coutinho, então presidente do BNDES, destacou que é preciso ter uma agenda para a Indústria 4.0 no Brasil: “É necessário estimular o avanço de tecnologias habilitadoras, fortalecer os institutos tecnológicos de ensino para responder ao anseio do setor privado e possuir uma indústria de bens de capital forte e saudável”. 

Coutinho acrescentou que o BNDES quer ser um parceiro de todas as horas no processo da Indústria do Futuro. 

Após a palestra, Coutinho conheceu o Demonstrador de Manufatura Avançada da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário