segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Indústria 4.0 e Manufatura Aditiva são temas da reunião da CSMIAFRI


Nas apresentações foram destacadas a importância da cultura da inovação nas empresas e benefícios do método de otimização topológica

‘Indústria 4.0 – Como preparar sua empresa para essa revolução’ e ‘Otimização do design para Manufatura Aditiva, Impressão 3D’ foram os assuntos apresentados por Paulo Roberto Santos, da Zorfatec, e Leandro Garbin, da Virtual CAE, respectivamente, durante reunião da Câmara Setorial de Máquinas para a Indústria  Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial (CSMIAFRI), no dia 10 de outubro, na sede da ABIMAQ, em São Paulo.

Paulo Roberto Santos enfatizou que a Indústria 4.0 trará benefícios para as empresas que compreenderem o que ela significa e estabelecerem uma estratégia de longo prazo. “Organização sem cultura de inovação e estratégias não avança na Manufatura Avançada”.

Santos realçou que o aumento de eficiência no trabalho (de 10 a 25%) e a redução dos custos de manutenção (entre 10% a 40%) e do consumo de energia (em torno de 10 a 20%) são as principais vantagens da adoção da Indústria 4.0. “Fábricas inteligentes representam melhoria contínua, eficiência de processos, big data, digitalização, automação industrial, investimentos em tecnologia, gestão e análise de dados”.

Definição de estratégia 4.0, realização de projeto piloto, definição de recursos, conhecimento dos dados, digitalização e criação de ecossistema de inovação foram algumas das dicas do especialista da Zorfatec sobre as etapas para implantação do projeto da indústria do futuro nas empresas.

FUTURO DO MERCADO INDUSTRIAL
Leandro Garbin explicou que o método de otimização topológica (TOM) é um procedimento numérico utilizado para esculpir a melhor distribuição de material de uma estrutura em um determinado espaço de design, para um determinado conjunto de cargas e condições de contorno, com o objetivo principal de reduzir massa dos componentes. “O mapeamento da densidade para a fração de volume na criação de estruturas em formato ‘lattice’ e ‘overhang angle’ como filtro na otimização topológica são algumas das restrições de otimização da Manufatura Aditiva”.

Obtenção de geometrias complexas, com alta eficiência mecânica (baixo peso), customizadas para cada aplicação são alguns dos benefícios da otimização topológica e Manufatura Aditiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário