segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Especialista em redes sociais sugere humanização das marcas para melhorar desempenho de vendas

Em sua sexta edição, o evento promovido pelo Departamento de Marketing e Eventos da ABIMAQ sobre Marketing em Ambiente Digital, contou com a palestra de Douglas Gomides.

Como criar conteúdo atrativo, dicas de apps úteis, stories como forma de relacionamento, por que vídeos são tão importantes e como construir autoridade digital de uma empresa, foram alguns dos tópicos abordados. por Douglas Gomides, Fundador da Digidoctor e Douglas Gomides Marketing Digital, no webinar ‘Instagram e Facebook: Como utilizar para vender’, realizado no dia 29 de setembro.

Gomides mencionou três dicas que ajudam na produção de conteúdo para redes sociais. A primeira é contar histórias do negócio, como, por exemplo, dos clientes e funcionários. “Lembre-se de que quem está do outro lado é um ser humano e pessoas compram de pessoas mesmo que a empresa seja B2B. Além disso, é importante que o texto seja simples, de fácil entendimento, gere empatia e até mesmo tenha um relato de uma situação ‘imperfeita’. 

A segunda sugestão colocada pelo especialista é apostar em tutoriais que ensinem as pessoas fazer algo e assim despertar o desejo de ter o produto. “Quando essa estratégia é usada fica mais fácil de viralizar e alcançar mais pessoas”.  

A terceira dica importante na produção de conteúdo para redes sociais é criar engajamento. “Faça perguntas, use memes, imagens de bastidores ou outra ação no sentido de criar relacionamento e humanizar a marca”, afirmou Gomides.    

Gomides sugeriu que sejam feitos posts todos os dias no feed do Instagram e Facebook, inclusive no fim de semana. Com relação ao story, ele aconselhou colocar no mínimo de 5 ou 6 por dia. Já o Reels (nova função do Instagram que oferece ferramentas para criação de vídeos curtos e criativos que concorre com o TikTok), ele sugere que as empresas apostem neste recurso, pois aumenta o engajamento da página. 

Douglas recomendou que as empresas não fiquem apenas no orgânico, mas invistam em publicidade nas redes sociais por meio do site business.facebook.com. “Não fiquem com receio de investir em mídia paga, pois é uma boa estratégia para alcançar mais pessoas e direcionar quem vai receber seu conteúdo”.   

O especialista indicou alguns aplicativos para ajudar as empresas na gestão das redes sociais. “TikTok e Inshot para editar vídeo. Mojo e Clips para edição dos stories. Legend e Animated para vinheta de vídeo. Canva, Adobe Spark e Trakto para edição de imagens. Adobe Lightroom para clarear foto ou outros ajustes”.   

Com relação ao uso de hashtags (#), Gomides aconselhou colocar três no post e o restante no comentário. “A ferramenta Ingramer vai lhe ajudar a escolher as melhores hashtags para sua postagem”. 

Douglas finaliza o evento com a mensagem “Conteúdo não é criado, conteúdo é registrado. Sua empresa tem conteúdo todos os dias. Crie hábitos de postagens! E estude sobre funil de vendas: atenção, interesse, desejo e ação”. 

Saiba mais

Para assistir à gravação do webinar sobre Instagram e Facebook na íntegra, acesse http://associe.abimaq.org.br/academy.html.

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