sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Organização e Gestão Operativa é tema de workshop na ABIMAQ

Evento, promovido pela CSQI, teve como objetivo apresentar métodos de como as empresas podem transformar dificuldades em oportunidades de negócios

“Para uma organização ser bem sucedida, precisa conhecer a si própria e o seu propósito, assim como a dinâmica do seu ambiente. Este é o desafio da gestão operativa”. Essa afirmação foi feita por Arthur Steiner, engenheiro e consultor da Vasconcellos & Steiner Associados e da Human Activity Systems – estratégia & gestão, durante o workshop ‘Organização e Gestão Operativa – Assegurando o Sucesso num Contexto Incerto e Desafiador’.

No evento, organizado pela Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), no dia 29 de setembro, na sede da ABIMAQ, o palestrante destacou que na dificuldade existe sempre uma oportunidade: “Não podemos resolver os problemas usando a mesma forma de pensar que usamos ao criá-los”.

Steiner colocou o que os executivos e gestores precisam fazer para assegurar a viabilidade da empresa em um cenário adverso: “É necessário fazer mais e melhor com menos; tornar a entrega de valor o diferencial do negócio; melhorar o desempenho e a produtividade; e reinventar a organização”. 
Para o consultor, o maior desafio na prática é assegurar a estabilidade do negócio e suas características únicas: “É essencial que a empresa incorpore a inovação contínua na sua cultura de uma hierarquia de comando e controle para uma organização capaz de perceber, aprender e adaptar-se a uma situação imprevisível”.

Para mais informações, entre em contato com a gerência da CSQI pelo e-mail: csqi@ABIMAQ.org.br. 

O que é gestão operativa 

- Cria e sustenta as condições para a operatividade: O campo grupal;

- É uma atividade do grupo/ organização por meio da delegação ou assunção de papéis para a realização da tarefa;

- Não é gestão de pessoas;

- Visa assegurar os seis vetores da operatividade: Coletivos (comunicação, cooperação e pertença) e individuais (aprendizado,  pertinência e tele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário