quarta-feira, 7 de março de 2018

ABIMAQ apresenta status das iniciativas do planejamento estratégico 2017-2018


Concluído no final de 2017, o plano de ação tem a finalidade de maximizar os investimentos e desenvolver a indústria de máquinas e equipamentos.

“Reafirmando o compromisso da ABIMAQ com a transparência na implementação das inciativas definidas no atual planejamento estratégico divulgaremos periodicamente o status e avanço de todas as ações do plano”, informa Marcos Perez, superintendente de Mercado Interno. 

O planejamento estratégico foi dividido em dois blocos de atuação a fim de dar mais translucidez nas informações do plano de ação. Confira a seguir:  

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Neste tópico está inserindo três principais frentes de trabalho da entidade no sentido de potencializar os negócios, promover a política industrial e a competitividade das empresas. 

Para fortalecer os negócios no segmento de máquinas e equipamentos, a ABIMAQ tem desenvolvido um estudo para acompanhamento mensal de todas as menções de investimentos da indústria brasileira e realizando rodadas de negócios com objetivo de alavancar oportunidades entre as empresas associadas por meio da iteração entre investidores e fornecedores.

Outra iniciativa é promover as feiras próprias, como a FEIMEC, EXPOMAFE, Plástico Brasil e a Agrishow, e apoiar feiras do setor metalmecânico no intuito de oferecer condições especiais aos associados.

Ainda dentro da iniciativa de potencializar negócios e visando estimular e reforçar a cultura exportadora entre os fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos, a Abimaq lançou, em 2015, a Campanha Esforço Exportador, tornando a inserção no mercado internacional uma ação estratégica por parte das empresas do setor.  Além disso, a associação amplia e fortalece programas de apoio à exportação com criação de estudo para acompanhamento mensal de todas as menções de investimentos da indústria brasileira fabricante de máquinas e equipamentos.

Também faz parte dos objetivos estratégicos a divulgação da política industrial. A ABIMAQ concentra esforços no sentido de melhorar o ambiente sistêmico, hoje desfavorável aos investimentos produtivos, aumentar a competitividade das empresas fabricantes de bens de capital mecânicos e promover uma agenda de interesse do setor nas áreas de financiamento, tecnologia e inovação e comércio exterior.

PRINCIPAIS PROCESSOS DE SUPORTE

Neste item está inserido um conjunto de ações da ABIMAQ com a finalidade de viabilizar a representação e articulação política para fortalecer a Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), consolidar processo de articulação política como o acompanhamento e atuação na agenda legislativa que contempla assuntos de interesse da indústria de transformação e intensificar coalizões com outras entidades com a finalidade de defender temas de interesse em comum. 

Nas áreas de comunicação e marketing o foco será a preparação de um amplo plano de comunicação com as propostas de melhorias nas ferramentas de comunicação apresentadas por consultoria especializada e a validação do custo de implementação pela Conselho de Administração da ABIMAQ.

Outra iniciativa será viabilizar fóruns de inteligência de mercado a fim de que as associadas acompanhem e debatam as tendências do mercado do aço com especialistas do setor, como também saibam as oportunidades de negócios no segmento. 

Já em assessoria jurídica e trabalhista a atuação será nas convenções trabalhistas e na desoneração de tributos indiretos. O propósito principal deste último será apoiar uma emenda constitucional do deputado Luiz Carlos Hauly que simplifica o sistema tributário nacional substituindo nove impostos indiretos por um sobre operações com bens e serviços e outro seletivo. 

Na área de financiamentos, a atuação será para facilitar o acesso dos fabricantes de bens de capital às linhas de crédito e aprimorá-las junto ao governo. Nesse sentido, a ABIMAQ vai trabalhar na procura de alternativas aos financiamentos do BNDES para estimular os investimentos dos setores produtivos na modernização de seus parques fabris e na simplificação das exigências formais para acesso aos financiamentos oficiais. Redução da taxa de juros e incrementar parcerias com instituições financeiras são outras iniciativas do departamento. 

Na divisão de tecnologia o foco será aumentar a produtividade da indústria. Entre as ações estão o Projeto Nagi para capacitar as empresas em gestão de inovação e o Programa de Startups Industriais (MOV?) com a finalidade de disseminar e promover inovações e tendências tecnológicas por meio de eventos, palestras, cursos e projetos.

Para capacitar as empresas, também haverá no ano de 2018 mais de 55 cursos na sede da entidade, em São Paulo, e 55 nas regionais. A normalização e regulamentação técnica por meio dos comitês da ABNT e a realização de seminários para difundir o tema serão outras ações do departamento. 

No quesito profissionalização, o planejamento estratégico da ABIMAQ terá um código de ética e a proposta de criação de um canal de atendimento aos associados para aumentar a sua participação e representatividade. 

“A definição do plano de ação foi analisada com a intenção de garantir que os resultados desse trabalho, feito a várias mãos, reflitam exatamente as prioridades e temas estratégicos dos nossos associados e fortaleçam as bases e esforços da ABIMAQ na defesa dos interesses do nosso setor”, conclui o superintendente de Mercado Interno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário