quarta-feira, 21 de março de 2018

ABIMAQ propõe ao BNDES remanejar linhas de crédito


Entidade apresentou ao BNDES sugestões para melhoria dos produtos FINAME, Cartão BNDES e da Taxa de Longo Prazo (TLP)

Com o objetivo de expor as necessidades das associadas quanto às linhas de financiamentos, a ABIMAQ se reuniu com a diretoria do BNDES, no dia 02 de fevereiro, na sede do banco, em São Paulo. 

Na ocasião, a entidade colocou que os fabricantes de máquinas e equipamentos têm relatado a perda de share do FINAME para linhas de bancos comerciais, como CDC/Leasing. O BNDES informou que está estudando a diminuição do del credere do FINAME. 

Os dirigentes da instituição financeira posicionaram a diretoria da ABIMAQ sobre o FINAME compartilhado. Eles relataram que estão tratando com Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) um projeto piloto. “A implementação do programa está mais avançada com a Desenvolve SP e o prazo para ser lançado é até julho de 2018”. 

Quanto ao FINAME direto, foi informado pelo BNDES, que os estudos estão adiantados e o foco será as médias e grandes empresas que possuem bom crédito do banco. 

A instituição financeira também comunicou aos presentes que está estudando trabalhar com uma taxa pré-fixada na Taxa de Longo Prazo (TLP), criar uma linha de financiamento ao fabricante para locação de máquinas ao usuário final.

A ABIMAQ sugeriu elaborar Cartão BNDES específico para o setor de bens de capital. O BNDES ressaltou que a reestruturação do produto está em estudo. 

PARTICIPANTES

Pelo BNDES participaram Ricardo Ramos, diretor, Marcelo Porteiro, superintendente, Carlos Vianna, chefe da Área de Operações Indiretas, além de Henrique Ávila, assessor da Presidência, e Lucas Moura de Lucena, gerente do Departamento de Credenciamento de Máquinas e Equipamentos. 

Pela ABIMAQ, participaram ainda da reunião, Hiroyuki Sato, diretor Jurídico e de Financiamentos, Giselle Rezende, do Departamento de Financiamentos, Patrícia Gomes, de Mercado Externo, Estela Testa, do Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental, Andrea Hollmann, do Grupo de Trabalho Armazenagem de Grãos, Ricardo Castiglioni, da Câmara Setorial de Equipamentos para Ginástica, Ricardo Lie, da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos, e Roberto Veiga, do Grupo para Desenvolvimento do Setor de Geração de Energia Solar Fotovoltaica, que solicitaram apoio nas suas respectivas áreas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário