sexta-feira, 16 de março de 2018

Agenda para Indústria 4.0 é abordada na reunião do GT-MAV


Representantes do MDIC e ABDI debateram ações em prol da indústria do futuro

“Temos que levar o tema da Indústria 4.0 ao centro da tomada de decisão do governo”, afirma Rafael Moreira, Assessor Especial para Indústria 4.0 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), durante reunião do Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada (GT-MAV), no dia 02 de fevereiro, na sede da ABIMAQ.

O representante do MDIC destacou alguns pontos das ações da Agenda da Indústria 4.0 que será lançada, no dia 14 de março, durante Fórum Econômico Mundial para a América Latina. A iniciativa é consequência do trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho de Indústria 4.0 (GTI 4.0), que tem a participação de diversos ministérios, órgãos de estado e entidades de classe com o objetivo de definir estratégia nacional para Manufatura Avançada no Brasil. “Na apresentação vamos destacar considerações concretas de como levamos a digitalização para as indústrias”. 

Segundo Moreira, o principal objetivo do MDCI neste ano é subir o tema da Indústria 4.0 na agenda do Poder Executivo. “Vamos colocar o assunto para os presidenciáveis por meio das equipes econômicas que estão desenhando os programas de governo, pois não tem como falar da próxima gestão sem abordar política industrial”. 

Moreira frisou que o material também tem a finalidade de remover o mito que a Indústria 4.0 é algo totalmente sofisticado, caríssimo e difícil de implantar nas fábricas, principalmente para pequenas e médias empresas. “É preciso levar a ideia adiante a fim de aumentar a competitividade e a produtividade da indústria brasileira”. 

Conforme Rafael Moreira, para avançar o investimento em tecnologia no âmbito fabril e no processo produtivo é necessário determinar políticas públicas no sentido de apoiar os pequenos, tirar as barreiras dos grandes que adotam e desenvolvem essas inovações e gerar fomento ao setor. “Nós queremos no final é que haja um casamento entre as empresas industriais e a venda de tecnologia”. 

OUTRA AÇÃO 

De acordo com Assessor Especial, nos próximos 12 meses vários economistas de renome vão levantar o tema para discussão junto à opinião pública, não somente para apreciação de quem entende de tecnologia, mas também nos cadernos de economia dos veículos de comunicação.  

O representante do MDIC reforçou que a participação do setor privado, na figura da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), como articuladora, e da ABIMAQ, na execução, será essencial na implantação da indústria do futuro. “Gostaria muito de contar com acompanhamento, monitoramento e avaliação de vocês”.

FUTURO

Bruno Soares, analista de Planejamento da ABDI, destaca o papel das startups na quarta revolução industrial. “Como essas mais de 300 mil empresas inovadoras vão transformar novos modelos de negócios aplicando essas tecnologias? Esse é o desafio para todos nós”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário