sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CSQI apresenta trabalho da ABIMAQ em prol das associadas


Durante reunião da CSQI, foram colocadas as oportunidades que a entidade oferece aos associados com objetivo de auxiliar nos seus negócios

Para apresentar os benefícios e serviços que as associadas da ABIMAQ têm nas áreas jurídica, financiamentos, mercado externo, tecnológica, cadastro e análises técnicas, economia e estatísticas, feiras e eventos, a Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), realizou evento, no dia 26 de julho, na sede da entidade. 

No encontro, o departamento de Marketing, Feiras e Eventos expôs que a associação apoia mais de 40 feiras a fim de possibilitar vantagens às empresas, como descontos na montagem de estande. Em 2016, as 900 associadas participantes tiveram economia de R$ 8 milhões.

A divisão de Mercado Externo ressaltou que seu foco é auxiliar os fabricantes de máquinas e equipamentos na inserção no comércio exterior. Assessoria nas negociações e operações internacionais, defesa do setor contra práticas desleais e fraudulentas de comércio e promoção comercial por meio das ações do programa Brazil Machinery Solutions e Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além da Campanha Esforço Exportador, são alguns dos trabalhos realizados em prol dos associados.

A área de Financiamentos enfatizou que sua atuação é esclarecer e orientar às empresas associadas e seus clientes sobre linhas de financiamento disponíveis no mercado para produção, aquisição, capital de giro e projetos de inovação. Também colocou que sua função é ser posto de informação do BNDES a fim de facilitar o acesso às linhas de crédito do banco.

Negociações coletivas com centrais sindicais e federações, consultoria sobre legislação trabalhista, previdenciária e convenções coletivas, análise legislativa de propostas de lei e emendas parlamentares e realização de palestras e cursos com temas que interessam ao setor foram algumas das atividades citadas pelo departamento Jurídico em benefício aos fabricantes de máquinas e equipamentos.  

O departamento de Competitividade, Economia e Estatística comentou que é responsável na elaboração de indicadores de desempenho da indústria de máquinas e equipamentos, estudos que contribuam na fundamentação de teses em defesa do setor de bens de capital mecânicos e disponibiliza às associadas informações nacionais e internacionais de base de dados com mais de 12 mil séries históricas das economias brasileira e mundial.

Acesso ao banco de dados com mais de 7.500 fabricantes de máquinas e equipamentos por meio do DATAMAQ, além de descontos nos atestados de inexistência de produção ou similar nacional e de exclusividade para fins de dispensa de licitações, foram algumas das inciativas citadas pela área de Cadastro e Análises Técnicas na reunião.

A Divisão de Tecnologia Industrial comentou que seu foco é aumentar a produtividade das indústrias associadas. Entre as ações estão o Projeto Nagi para capacitar as empresas em gestão de inovação, o Programa de Startups Industriais (MOV?) com a finalidade de disseminar e promover inovações e tendências tecnológicas por meio de eventos, palestras, cursos e projetos e inserir o setor nas soluções da Indústria 4.0.

Também foi citado que a atuação do departamento de tecnologia é capacitar as empresas com a realização de cursos e debater normalização e regulamentação técnica por meio dos comitês da ABNT e a promover seminários para difundir o tema.

Já a área de Expansão Associativa fez apresentação institucional da ABIMAQ ressaltando os trabalhos desenvolvidos pela associação, serviços e benefícios aos associados visando a competitividade sistêmica e empresarial, fomento dos negócios nos mercados nacional e internacional e o financiamento à produção e à comercialização com o objetivo de promover o crescimento sustentável do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário