sexta-feira, 12 de junho de 2020

ABIMAQ/SINDIMAQ MG debate soluções para redução dos custos e desperdícios de energia


Evento online contou com apresentações de representantes da FIEMG, CEMIG e SENAI 

Com o objetivo de ajudar as empresas associadas do Estado de Minas Gerais a conseguirem reduções nas contas de energia elétrica e aumentar a eficiência energética industrial, a ABIMAQ e o SINDIMAQ de MG realizaram, no dia 30 de abril, uma reunião online com a participação de 31 pessoas.

André Luiz Correa Dias, analista de vendas da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), destacou sobre o programa “CEMIG S!M” (http://www.cemigsim.com.br/) para as empresas mineiras que utilizam energia elétrica de baixa tensão consigam economizar nas suas contas. “A redução é concedida de acordo com a faixa de consumo atual e com o tempo de contrato. Os planos oferecem reduções que podem variar de 11 a 18%. Mas para as associadas da ABIMAQ/ SINDIMAQ a economia pode variar de 16 a 22% e é possível fazer contrato de 12 a 60 meses”. 

Tania Mara e Aline Neves, representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), expuseram o que a FIEMG propõe para a indústria reduzir seus custos de energia. “Para geração distribuída de baixa tensão, economia de 16 a 23%, e de média tensão diminuição de até 13%. Já na conta dos mercados livre e cativo a redução média é de 20%. Nos mercados livre e cativo de autoprodução a redução é superior de 30%. Com relação a eficiência energética o objetivo será promover ações conjuntas com SENAI”. 

Elas também listaram algumas das medidas adotadas no setor devido à pandemia: 

- CEMIG Distribuição: adiamento do vencimento ou parcelamento da conta em até 6 vezes para microempresas que se enquadram nos ramos de atividade listados (Deliberação Estadual Comitê COVID-19 nº17/2020);

- Energisa MG e Energisa SS: postergação do vencimento das contas ou parcelamento. A análise dos pedidos será caso a caso;

- GASMIG: concessão de uma redução de 5% sobre o gás industrial e de 5,95% no gás natural veicular;

- ANEEL: redução de 16% dos encargos de uso do Sistema de Transmissão de Rede Básica por meio do Despacho nº 1.106/2020. 

Guilherme Augusto Mendes Pereira, coordenador do Núcleo Técnico Tecnológico do SENAI Minas Gerais, fez apresentação sobre oportunidades de aumento da eficiência energética com foco na infraestrutura industrial. 

Pereira colocou como é o trabalho do SENAI com as empresas. “Fazemos uma abordagem sistemática aplicada para o aumento da eficiência energética de sistemas produtivos por meio da análise e melhorias no consumo de energia de recursos de produção em indústrias utilizando como base as premissas da ISO 50001”. Mais informações pelo e-mail: senai40@fiemg.com.br 

Para o representante do SENAI as empresas que fizeram análise de seus sistemas e processo produtivo terão benefícios como a redução do consumo energético específico (energia/produção); diminuição das despesas com energia; aumento de sustentabilidade; e implementação ou melhoria da gestão energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário