sexta-feira, 17 de julho de 2020

Perspectivas e cenários para a indústria do plástico são analisados na live Plástico Brasil no AR

O Projeto Plástico Brasil No Ar é uma iniciativa da feira Plástico Brasil e visa reforçar o propósito da feira de contribuir com o fomento do mercado do plástico e aproximar os grandes nomes do segmento. O debate ocorrerá quinzenalmente no canal do YouTube da Plástico Brasil com temas relacionado ao setor, expectativas, tendências, entre outros 

Com as participações de José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, Amilton Mainard, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para Indústria do Plástico (CSMAIP) da ABIMAQ, Ciro Marino, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), e Liliane Bortoluci, diretora Feira Plástico Brasil, foi realizada, no dia 23 de junho, a primeira live do Projeto Plástico Brasil No Ar. A feira ocorrerá de 22 a 26 de março de 2021 no São Paulo Expo. 

Com relação as expectativas econômicas para o setor do plástico em 2020, Marino expôs que a indústria química é heterogênea e por isso o comportamento é bastante diversificado. “Se nós pegarmos, por exemplo, os setores que hoje têm contribuído fortemente no combate à pandemia, que são a parte de embalagens alimentícias e medicamentos, entre outras, nós temos uma linha de produtos que tem sido extremamente demandada com sua produção operando a plena carga para atender esses segmentos. Por um outro lado, nós temos alguns segmentos, como do turismo e da indústria automotiva. Essas indústrias estão numa situação muito ruim, praticamente paradas.

Mainard explicou que o setor de máquinas vinha de recuperação desde a crise de 2014. “Em 2019 foi o primeiro ano em que realmente os números foram bastante satisfatórios. Agora, infelizmente em 2020, que tinha tudo para ser um ano ainda muito melhor fomos acometidos por essa pandemia. Hoje, na média, o segmento deve ter queda de 30%, o que não é de todo ruim. No entanto, os investimentos que dependemos para fazer essa movimentação estão muito fracos. Mas as perspectivas de médio prazo está em compasse de espera”. 

Velloso comentou que era esperado crescimento de 10% do setor de máquinas em 2020. “Porém, com a pandemia, agora estamos numa projeção de uma queda de 10% no ano. Mas estamos otimistas para que 2021 seja o ano da retomada do crescimento e dos investimentos na indústria brasileira e a Plástico Brasil deve ocorrer exatamente neste momento”. 

EXPECTATIVAS

Sobre as expectativas da Plástico Brasil ser instrumento para apoiar a retomada da economia, Liliane disse que a feira contribui  para o desenvolvimento econômico do Brasil por sua capacidade de receber autoridades governamentais para abordar os pleitos que tanto o setor precisa, destacar a questão da sustentabilidade, passar uma mensagem técnica para o visitante, além dos  exportadores e fabricantes de máquinas nacionais fazendo um cross de tecnologia. 

Na opinião de Marino, a Plástico Brasil é uma oportunidade não apenas na avaliação e atualização tecnológica do ponto de vista de transformação e equipamentos em si como também nos produtos, nas matérias-primas que são utilizadas nos diversos fins. “Então eu acho que a feira pode catalisar isso sim, logicamente de aproximar socialmente os participantes dessa indústria e criar um ambiente que possa fazer uma melhor divulgação com a finalidade do crescimento do setor”.

Para Mainard, março de 2021 vai ser uma época especial para essa retomada. “Pois até lá nós vamos ter tempo suficiente para entender a Covid-19. As empresas vão estar prontas para atender essa demanda que está represada, mas que a partir de janeiro ou fevereiro vai começar a explodir. Aliás, nós fabricantes de máquinas temos que estar preparados para colocar dentro do pavilhão equipamentos que sejam eficientes em energia e tenham a linguagem atual da 4.0 à disposição do transformador, do cliente no geral e de todo o usuário do plástico. Eu estou confiante que vai ser o início da retomada”. 

“Nós nos comprometemos que em março de 2021 faremos um grande evento tecnológico trazendo o que tem de mais moderno em termos de tecnologia no mundo e no Brasil, além de ser uma feira de esclarecimento para o público que o plástico ao invés de vilão é na verdade a solução para a maioria dos problemas que a terra tem, ou seja, que é de preservar seus recursos naturais e reciclar aquilo que é usado na indústria de consumo não durável”, finalizou Velloso. 

SUSTENTABILIDADE 

Para o presidente da CSMAIP, nem tudo está perdido quando é falado do plástico. “Um pouco antes da pandemia o plástico era o vilão. Hoje, esse cenário já mudou um pouco. Atualmente ele tem um papel muito importante, o de salvar vidas”.  

Mainard acredita que é necessário conscientizar a população e haver uma política pública voltada para a reciclagem e reaproveitamento. “O plástico tem uma vida longa desde que nasce até o seu final. Ele é inesgotável. Agora, nós temos que saber utilizar. A iniciativa privada tem que entrar na economia circular, a mídia tem que discutir com as autoridades e com as pessoas que conhecem do assunto. Nós temos que nos unir”.

Velloso ressaltou que a ABIMAQ, junto da ABIQUIM, fará um trabalho forte junto às autoridades para institucionalizar o descarte do plástico e fazer com que a economia circular seja fonte de emprego e renda para populações carentes. “Sem contar a questão da preservação do meio ambiente. Inclusive a feira Plástico Brasil terá um espaço para esse tema”. 

Marino comentou que na questão ambiental a ABIQUIM tem um programa chamado Atuação Responsável. “Nós temos um comitê específico para cuidar de sustentabilidade e trabalhar no tripé, ou seja, meio ambiente, questões sociais e econômicas. Então, nós temos que atuar sempre de uma forma bastante ampla, com base nesse tripé para ter sucesso no médio e no longo prazo. Além disso, temos trabalho bastante forte apoiando o fórum Por Um Ar Mais Limpo e o programa de Palet Zero, que reduz a emissão voluntária ou involuntária para o meio ambiente de Palets”.

Para conferir a agenda das próximas lives acesse a página da Plástico Brasil

Site: www.plasticobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário