segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Usina Serra do Facão

A Usina Hidrelétrica Serra do Facão é um dos maiores empreendimentos construídos nos Estados de Goiás e Minas Gerais. Sua área de reservatório abrange 227 quilômetros quadrados e ocupa parcialmente cinco municípios goianos e um mineiro. A obra está localizada nos rios São Marcos, Paranaíba e Paraná, no Sudeste de Goiás, a 220 quilômetros de Goiânia, entre os municípios de Davinópolis e Catalão. Com essa magnitude, a usina levou três anos para ser construída e entrou em operação comercial em 13 de julho de 2010.
No pico da obra, o projeto chegou gerar 4.800 empregos, sendo 1.600 diretos e 3.200 indiretos, impulsionando a economia da região. Ao todo foram utilizados 730.800 m³ de concreto na construção. Para a execução da obra, o Consórcio România inaugurou no local a maior instalação industrial da América Latina, com capacidade para produzir 450 t/hora de agregados para concreto.
Equipada com duas turbinas geradoras Francis, com capacidade unitária de 108 MW, a hidrelétrica tem potência total instalada de 210 MW, suficiente para atender uma cidade com 1,2 milhão de habitantes.


A Camargo Corrêa fez parte do consórcio denominado România Participações S.A., composta pelas empresas: Alcoa Alumínio, DME Energética e Furnas. No projeto coube a construtora a responsabilidade de gerir as obras civis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário