sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Estratégias de vídeo marketing são destacadas por especialista em experiência do cliente

Em sua sétima edição, o Seminário de Marketing Digital na Indústria (SMDI), promovido pelo Departamento de Marketing da ABIMAQ, abordou como planejar e definer objetivos para vídeos, dicas de roteiro, entre outras ações para aumentar o engajamento e vendas no YouTube

“Tanto empresas que atendem o público B2B quanto o B2C podem divulgar sua marca por meio de vídeos no YouTube. Mesmo com pouca verba ou praticamente sem recursos, é possível conseguir uma boa abrangência”, afirmou Levi Lopes, Consultor de Experiência e Sucesso do Cliente na Locaweb, durante o webinar - Como Fazer: Vídeo Marketing para a Indústria, realizado no dia 24 de novembro. 

Lopes expôs algumas perguntas que as empresas devem fazer no planejamento do seu canal: Qual é o seu objetivo? Qual seu nicho? Qual seu público alvo? Qual tom de voz de sua marca? Qual a sua frequência de postagem? Quais são os seus conteúdos? Qual será a sua inovação incrementada? Como as pessoas vão lhe associar ao seu canal? Faz sentido ter um bordão?  

Ele ressaltou que é importante as empresas postarem vídeos pelo menos uma vez por semana e analisar qual é o melhor horário para publicar o conteúdo no seu canal. “Tudo tem que ser mensurado, pois vai ajudar bastante a melhorar o conteúdo”. 

Para Lopes, as empresas não devem focar apenas em fazer vídeos sobre os seus produtos, ele reforçou que “A compra no mercado B2B é feita por pessoas e elas querem entender o porquê devem comprar o seu produto, como vai ajudá-las a reduzir custos com mais performance, aumentando a produtividade e rentabilidade no negócio”. 

O especialista mencionou alguns pontos de atenção antes da publicação do vídeo no YouTube: pesquisar conteúdo, elaborar roteiro, gravar, editar, criar um título pensando em otimizar as palavras chave, criar uma descrição e tags, analisar tags de vídeos semelhantes, pensar no SEO, divulgar nas mais variadas redes sociais e mensurar os resultados.  

O consultor sugeriu que no início do vídeo não faça ação de pedir inscrição, like, compartilhamento e comentário. “Esse tipo de estratégia aconselho realizar depois da entrega da informação e solicitar no máximo uma ou duas ações por vídeo”. 

Lopes acrescentou sobre a iluminação e o áudio do vídeo. "É muito importante investir um pequeno recurso financeiro em iluminação, microfone de lapela e suporte para celular”, dessa forma as produções ficam com um ar mais profissional, mesmo gastando pouco. 

ROTEIRO

Com relação ao roteiro, o especialista expôs o passo a posso para fazer um bom planejamento. “Esta etapa é dividida em introdução, que precisa prender a atenção do público nos primeiros 10 segundos, e na vinheta que deve ser curta; desenvolvimento, no sentido de como entregar o conteúdo; e conclusão, para agradecer e fazer uma ação curta incluindo um CTA (Call To Action) e recurso de tela final com links para assistir outros vídeos do canal ou se inscrever” 

Ele complementou com alguns pontos que devem ser pensados ao fazer um roteiro. “Qual o objetivo do vídeo? Quem é o público alvo? Onde será gravado? Você conhece o tema ou precisa pesquisar o assunto? Algum colega de trabalho pode te dar algumas dicas sobre o tema a ser gravado? Estruturou os tópicos que serão abordados? Vai segurar o celular ou vai usar um suporte? Qual será a sua entonação? Qual será o seu ritmo de fala? Já treinou a dicção? Quais palavras que você vai dar ênfase? Antes de gravar pra valer já treinou o texto e gravou o treino para perceber as melhorias? Tem vício de linguagem? Qual ação deve ser realizada por quem assistir o vídeo? Qual o CTA (Call To Action) que será usado?

Utilizar a extensão vidIQ Vision para ter mais informações sobre o desempenho do canal e recorrer a gatilhos mentais de persuasão (reciprocidade, escassez, autoridade, comprometimento e consistência e prova social) foram outras dicas expostas por Lopes. 

Levi finalizou a live com a mensagem “Por meio do conhecimento você consegue mudar o segmento, crescer como pessoa e como empresa”. 

SAIBA MAIS

Para assistir à gravação do webinar sobre Como Fazer: Vídeo Marketing para a Indústria na íntegra, acesse http://associe.abimaq.org.br/academy.html.

EVITE ERROS COMUNS QUE TIRAM A ATENÇÃO DO CONTEÚDO

- Braços Cruzados

- Mãos no bolso ou para trás ou estática

- Ficar parado o tempo inteiro

- Ficar andando sem parar

- Pernas balançando o tempo inteiro

- Estalar os dedos

- Cotovelos grudados e rígidos em uma cadeira

- Esfregar as mãos

- Colocar chave no bolso

- Passar a mão no anel ou aliança

- Brincos grandes ou argolas

- Mão na barba e no cabelo

- Mexer no relógio e em objetos

- Ficar se balançando (o ouvinte não sabe se presta atenção nos gestos ou no que o comunicador fala)

- Não usar a mesma entonação de voz durante toda a gravação ou exagerar no tom o tempo todo

- Esquecer de dar ênfase e ritmo

- Falar sem a dicção adequada e o seu ouvinte não compreender o seu discurso

- Falar excessivamente rápido ou devagar

Nenhum comentário:

Postar um comentário