sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

ABIMAQ/CSENO lança projeto de inteligência de mercado para o setor de óleo e gás

Com a ferramenta, as empresas terão acesso ao mapeamento individual das unidades estacionárias de produção (UEPs) com desdobramento em seus sub-módulos e componentes/sistemas de produção, tecnologia e engenharia de construção

“Esse projeto nasceu dentro do Grupo de Trabalho de Unidade Estacionária de Produção que nós da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (CSENO) criamos com anseio de poder mapear o mercado de offshore de forma efetiva, concreta e sólida”, colocou Bruno Galhardo, presidente da CSENO, na abertura do evento, realizado no dia 15 de dezembro, de apresentação do estudo de Inteligência de Mercado para o setor de óleo e gás, que foi feito em parceria com as consultorias B-In e Elo Group.  

José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, expôs que a entidade presta 116 serviços diferentes para os associados. “Nós temos uma vontade grande que esse serviço seja somado no nosso portifólio. Daremos todo o apoio a CSENO para levar a iniciativa adiante”.  

Marcos Perez, superintendente de Mercado Interno da ABIMAQ, disse que 15 das 40 câmaras da entidade são segmentos que fornecem direto e indiretamente para o setor de óleo e gás. “Cerca de 40 empresas já manifestaram interesse pela ferramenta”. 

PROJETO

Marcelo Bastos, sócio-gerente da B-In, explicou que o foco inicial da ferramenta para inteligência de mercado será junto às empresas envolvidas em processos de compra e contratação para FPSOs (flutuação, armazenamento e transferência, na sigla em inglês). “Temos 18 projetos de FPSOs planejados e anunciados entre 2020/2025 no Brasil. O País lidera esse tipo de produção. Além disso, são esperados investimentos de US$ 122,7 bilhões de 24 FPSOs até 2030 para os 18 contratos de partilha”. 

Bastos ressaltou que diante desse cenário é essencial um monitoramento detalhado do mercado, possibilitando uma visão prévia das oportunidades em cada projeto. “Para tal, esta proposta contempla a ativação de uma ferramenta assertiva e customizada de inteligência de mercado de forma que a mesma seja implementada a fim de viabilizar atualizações baseadas em novas definições e contornos do setor. Com essa visão detalhada vamos conseguir mapear todas as oportunidades e fornecer para os fabricantes de equipamentos e provedores de serviços um radar de oportunidades para que possa fazer com que direcione os esforços de vendas, dimensione sua capacidade de produção, comercial e ajude a desenvolver a indústria e consequentemente o país, além de viabilizar esses projetos”. 

O representante da B-In explicou que a ideia também da inciativa é casar todo o mapeamento de quem são os tomadores de decisão, compradores dos diversos agentes dentro de uma construção de uma FPSO seja afretada ou própria, ou seja, desde a Petrobras, outras operadoras, epcistas, subcontratados dos epcistas e de equipamentos individuais como bombas e válvulas.  

Guilherme Veloso, consultor de gestão da Elo Group, mostrou como funciona a ferramenta de inteligência de mercado. “Com o sistema vamos exibir uma linha do tempo de projetos dos próximos cinco anos e pontuando em que fase está. Vamos trazer também informações de uma FPSO como dimensionamento, vida útil estimada e capacidade de armazenamento e de produção, entre outras informações. Outra visão que pode ter dessa ferramenta é a de subsistemas de cada item de forma mais detalhada”. 

Saiba  mais

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (21) 97204-9407 ou e-mail cseno@abimaq.org.br

PRÓXIMOS PASSOS

Marcelo Bastos comentou as próximas etapas prevista no projeto: 

- Será circulado um formulário para entender o grau de interesse dos membros em ter a ferramenta;

- Poderão ser realizados eventos adicionais para exposição do projeto;

- Desenhar modelo de aquisição/ participação da ferramenta com custo competitivo comparado com outras simulares (Industrial Info ~ $5.000/ano); 

- Criação de 03 perfis de aquisição variando elementos como por exemplo telas de acesso, permissão de extração, quantidade de usuários e horas de consultoria especializada;

- Realizar kickoff assim que atingido o número mínimo de participantes com maior foco de entregar a solução de inteligência de mercado em um prazo que permita aos membros aproveitar o aumento da demanda prevista de forma mais eficiente.

Ferramenta sob medida

Base de dados robusta, tratada e validada

Detalhamento estrutural da UEP em módulos e componentes

Definição de regras por especialistas (consultoria e representantes da ABIMAQ)

Facilitação da comunicação com associados e approach comercial

Radar de oportunidades e direcionamento para esforço de vendas

Visão detalhada do pipeline de projetos relacionados em horizonte de 5 anos


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