segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Oportunidades de negócios com a Petrobras são apresentadas em webinar promovido pelo Conselho de Óleo e Gás

O objetivo do webinar foi apresentar as funcionalidades, modo de cadastro e envio de ofertas por meio do portal Petronect, que hoje é a principal ferramenta de compras e de cadastros dos fornecedores de óleo e gás para fornecimentos à Petrobras.

“AABIMAQ tem 1600 associados e em torno de 20% são fornecedores de óleo e gás... Essa dinâmica do setor de óleo e gás, principalmente pelos desinvestimentos da Petrobras que vem focando sua produção nos campos de pré-sal, vai ser muito importante para as empresas associadas da ABIMAQ, pois vão contar com uma demanda represada de novos investimentos não só de um único ator, mas também de novos players”, afirmou Idarilho Nascimento, presidente do Conselho de Óleo e Gás, que juntamente com o diretor de Petróleo, Gás Natural, Bioenergia e Petroquímica, Alberto Machado, coordenou o  webinar ‘Apresentação: Portal Petronect’, realizado no dia 9 de dezembro de 2020.  

Samuel Fernandes de Souza, Gerente de Relacionamento com Clientes da Petronect, expôs alguns números do portal. “O nosso relacionamento com a Petrobras é de 18 anos, transacionamos por ano R$70 bilhões, temos 500 mil usuários registrados, 10 mil são os acessos únicos por dia, processamos 570 mil NFs por ano e possuímos 240 mil fornecedores registrados. Enfim, o site B2B é uma oportunidade de apresentar as soluções que tem no mercado e conectar negócio de fornecedores com a Petrobras”. 

Flávio Fonseca, da área de Manutenção e Aprimoramento do Portal de Compras da Petronect, explicou que com a Lei 13.303, que trata das licitações públicas, acarretou mudanças no site tais como:

- Consulta e acompanhamento de dados das oportunidades na área pública do Portal Petronect, ou seja, qualquer fornecedor poderá identificar oportunidades de negócio, conforme critérios da Petrobras, sem a necessidade de possuir usuário e senha para consulta;

- Reutilização de informações já existentes do cadastro de fornecedores da Petrobras para o processo de habilitação;

- Ao final do processo de inscrição cadastral, caso o fornecedor seja aprovado, será emitido o Certificado de Registro Cadastral (CRC), comprovando que a empresa está apta a fornecer para o sistema Petrobras. A emissão do certificado CRC tem por objetivo otimizar o processo de habilitação. 

Fonseca apresentou o macro fluxo do processo de compras (confira mais detalhes na tabela ao lado) e onde obter mais esclarecimentos. “Para tirar dúvidas com relação ao processo de compra o fornecedor tem a Sala de Colaboração assim que se inscrever em uma oportunidade pública. Já problema sobre o sistema é com nosso Help Desk”. 

CADASTRO DE FORNECEDORES

Diogo Henrique de Abreu Souza, responsável pelo Portal de Cadastro de Fornecedores da Petronect, recomendou que o fornecedor faça sempre o cadastro antes da licitação pública para evitar ser desclassificado durante o processo de contratação. “Geralmente, na fase de habilitação, a Petrobras concede um prazo de três a cinco dias para o fornecedor fazer levantamento de todos os documentos necessários para comprovar a família do bem objeto da licitação, que é um prazo muito curto. Por isso é importante que as empresas tenham os dados atualizados para não perder o negócio”.  

Souza descreveu as etapas do processo de cadastramento no Portal Petronect que inclui identificação da empresa, questionário de avaliação, avaliação, resultado e certificado. Para mais detalhes acesse: www.petronect.com.br , depois clique em Cadastro na Petrobras e após em Etapas do Processo. 

MINHA PETRONECT  

José Menezes, coordenador da área de Adoção de Produtos na Petronect, ressaltou que o intuito da funcionalidade Minha Petronect é ser uma plataforma gratuita, focada exclusivamente nos fornecedores, no sentido de oferecer um ambiente com tecnologia e digitalização analítica para negócios. 

Menezes informou que a solução tem três funcionalidades.

- Meu Desempenho, funcionalidade que permite ao fornecedor ter  acesso a valores cotados em licitações passadas, comparando com o valor do concorrente em cada oportunidade. É também possível verificar as cotações, declínios, desclassificações e oportunidades perdidas de uma empresa. E mais, possui um gráfico onde a empresa pode analisar essa concorrência e o coeficiente de competitividade de preços.

- Proposta Fácil, funcionalidade que facilita a busca e reconhecimento de uma oportunidade de dispensa, além de analisar o potencial de vitória e agilidade no envio das propostas.

- Match Relevância, que permite a busca avançada de informações e anexos das licitações públicas por meio da criação de filtros por palavras chaves.

“A utilização da solução chega a otimizar 75% do tempo de análise das oportunidades”, finalizou Menezes.  

Como resultado do evento, a partir de janeiro de 2021, a Petronect irá programar treinamentos exclusivos para as empresas associadas da ABIMAQ, sob a coordenação do Conselho de Óleo e Gás. 

Macro fluxo do processo de compras

1.Petrobras identifica uma necessidade de contratação

2. Petrobras cria a oportunidade e a publica no Diário Oficial da União e no Portal Petronect

3. Fornecedor visualiza a oportunidade no Portal Petronect

4. Criptografia

Período de apresentação de propostas pelos fornecedores

5. Abertura das propostas

6. Petrobras avalia e verifica a efetividade das propostas e habilita o melhor classificado

7. Petrobras emite pedidos

8. Fornecedor envia a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) para a Petrobras através do Portal Petronect

9. Fornecedor acompanha o Processo de Pagamento

Nota: Etapas com novidades com a Entrada da Lei 13.303

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