quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Competitividade industrial e cenários econômicos são debatidos em Encontro Empresarial

O objetivo do encontro, realizado no final de 2020 em todas unidades da ABIMAQ de Minas Gerais, Vale do Paraíba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Norte Nordeste foi abrir um local de diálogo sobre assuntos de interesse para as empresas associadas

“No Brasil, se não fossem os estímulos monetários, de crédito e principalmente fiscais, auxílio emergencial, socorro aos estados e municípios, liberação de recursos do FGTS e medidas para proteger o emprego, o cenário econômico brasileiro seria outro”, afirmou José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, durante apresentações realizadas nos encontros com associadas nas unidades da entidade.    

Velloso expôs que a ABIMAQ trabalhará com três principais agenda de política industrial:

1)Combate aos itens que compõem o Custo Brasil –Competitividade;

2)Política Industrial –Produtividade;

3)A Retomada da Economia que inclui agendas da gestão da produção: o programa Brasil e da Indústria 4.0 –priorização do plano de trabalho da Câmara 4.0. 

Para presidente executivo da ABIMAQ, a política industrial deve mirar o desenvolvimento de novas atividades, complementares ou não, e estimular a evolução da estrutura produtiva com oportunidades para novos modelos de negócio. “Digitalização e ‘Servitização’ terão grande espaço”. 

Com relação a agenda do Custo Brasil, Velloso afirmou que deve ser enfrentada com reformas estruturantes e políticas horizontais que removam os entraves à competitividade. “É a agenda da urgência, pois o combate aos itens que compõem o Custo Brasil é prioridade para aumentar a competitividade sistêmica da economia brasileira. 

Velloso afirmou que ao longo dos tempos os governos que se sucederam deram ênfase às políticas para compensar as assimetrias, os 'puxadinhos. “A consequência foi o Brasil sofrer um processo precoce de desindustrialização. As políticas devem evoluir no sentido de eliminar essas assimetrias”. 

PERCEPÇÃO

- Marcelo Veneroso, diretor da ABIMAQ MG, disse que o encontro foi de alto nível e esclarecedor, principalmente por incluir os temas sobre a reforma tributária e política industrial para o Brasil. “Ter a oportunidade de discutir esses assuntos com nossos associados de Minas Gerais é sempre muito gratificante.”

- Para Denis Soncini, diretor ABIMAQ Santa Catarina, a reunião foi uma oportunidade de conhecer em detalhe todos as ações e conquistas da ABIMAQ neste momento crítico do mercado e da economia brasileira. “Tivemos uma excelente abertura para tratarmos de temas específicos da região que durante a reunião plenária mensal seriam difíceis de serem abordados”. Ele acrescentou que este modelo de reuniões com as regionais deveria ser mantido e se possível realizado mais frequentemente para continuar na busca pela competitividade do setor. 

- Na avaliação de José Antônio Basso, diretor da ABIMAQ Piracicaba, foi uma oportunidade para alinhar as ações em comum de todas as regionais e saber qual a necessidade de cada uma.  

- De acordo com Marc Antoine Minetto Boadas, vice-presidente adjunto da ABIMAQ Rio Grande do Sul, o encontro foi produtivo. “Tivemos a oportunidade de debater temas estratégicos para o setor de máquinas e equipamentos no RS, como a escassez e incrementos de preço do aço que vem impactando negativamente nossa competitividade”.

- Segundo Sebastião Pontes, diretor da ABIMAQ Norte Nordeste foi um momento importante de interação com as regionais e de entender com detalhes as ações desenvolvidas pela entidade.

- Raul Sanson, vice-presidente Regional da ABIMAQ RJ, ressaltou que o Encontro Empresarial permitiu às associadas conhecerem o posicionamento e ações da ABIMAQ nos grandes temas nacionais que propiciam melhorias no ambiente de negócios no setor.

- Para Massami Murakami, diretor da ABIMAQ Paraná, a proposta do encontro é excelente e foi muito bem aceita pelo associado. “Fazer um evento como esse é um elo fundamental da cadeira no qual a ABIMAQ como elemento central, com transparência, dá vazão aos anseios do empresário brasileiro, conduzindo-os às mais altas esferas do poder Executivo e Legislativo do país”.

- Ronaldo Nogueira da Cruz, vice-presidente adjunto da ABIMAQ Ribeirão Preto, parabenizou a ABIMAQ pela iniciativa de compartilhar com as unidades da entidade e seus associados os principais temas que estão sendo encaminhados pela associação. “Foi um momento muito importante de troca de informações e esclarecimentos sobre assuntos específicos que afetam os fabricantes de máquinas e equipamentos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário