Investimentos anunciados pelas de empresas do setor de alimentos, bebidas, farmacêutico e refrigeração, como Nestlé, JBS, Ambev, Aurora, Pfizer, Mondelez e Hypera, tendências de preços do aço, oportunidades por meio de Rodadas de Negócios e como se antecipar à concorrência foram alguns dos temas abordados durante encontro realizado no dia 19 de maio
Marcos Perez, Superintendente de Mercado Interno da ABIMAQ, expôs o resumo do acompanhamento mensal de inteligência de mercado que a ABIMAQ faz com destaque ao setor do aço. “Tivemos problemas de abastecimento de aço e de outros produtos siderúrgicos e essa redução dos estoques colocou pressão no preço desses insumos. Acreditamos que até o fim do ano o preço possa cair 20%, mas essa diminuição não vai compensar a elevação que aconteceu ao longo desses últimos meses”.
Armando Aquino , CEO da Varpe Brasil e
presidente da Câmara Setorial de Máquinas para a Indústria Alimentícia,
Farmacêutica e Refrigeração Industrial (CSMIAFRI), destacou as oportunidades
para o setor por meio do panorama de Investimentos 2020-2021. “O objetivo do
estudo é de gerar análises setoriais do nosso mercado para tomada de decisão
pelos fabricantes de máquinas e equipamentos. Ele consolida a base dos últimos
24 meses de projetos com etapas de implementação de médio e longo prazo. O
material está estruturado em cinco capítulos: Evolução histórica dos
investimentos e suas tendências (quantidade e valores); perfil do CAPEX -
Greenfield versus Brownfield, ou seja, diz respeito às despesas ou
investimentos em bens de capital; destaques de investidores; desdobramento por
ramos de investimentos do segmento; e informações consolidadas sobre as menções
de investimentos das empresas do setor”.
Estela Testa, CEO da Pieralisi do Brasil,
presidente do Sistema Nacional das Indústrias de Saneamento Básico e Ambiental
(SINDESAM) e vice-presidente da CSMIAFRI, relatou as oportunidades que a ABIMAQ
oferece aos seus associados. “Eu considero que a associação é uma grande
solução para nós que somos empresários e diretores de empresas, pois são
oferecidos serviços como auxílio jurídico, possibilidades de negócios no
mercado internacional por meio da parceria com a Apex-Brasil, soluções de
crédito e aproximação com grandes players do momento para saber seus
investimentos e projetos, entre outras vantagens. Todas essas informações fluem
muito fácil na entidade. Até diria que estamos sempre a um passo avante do que
está acontecendo no mercado”.
Para Lusia Zolezi, gerente de Expansão
Associativa da ABIMAQ, por trás de todo trabalho realizado nas Rodadas de
Negócios, o diferencial está na humanização por haver uma troca de informações
de todos os envolvidos no evento. “A ideia da Rodada de Negócios não é apenas
de aproximação, mas de networking e relacionamento entre os participantes, além
de colocar a pessoa chave da companhia para ouvir as demandas e as ofertas dos
fabricantes da indústria de máquinas e equipamentos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário