segunda-feira, 14 de junho de 2021

Especialista destaca oportunidades para gestão estratégica de resíduos

Com o objetivo de expor as novidades, implicações, responsabilidades na gestão de resíduos e a sua importância, a ABIMAQ realizou, no dia 13 de maio, um webinar que contou com a participação de Wagner de Miranda Pedroso (foto), professor nos cursos de pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental do SENAC. 

Pedroso colocou que a quantidade de resíduos que segue para unidades inadequadas (lixões e aterros controlados) cresceu, passando de 25 milhões de toneladas por ano (2010) para pouco mais 29 milhões de toneladas por ano (2019). Por outro lado, a destinação final ambientalmente adequada previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi de 33 milhões para 43 milhões. “Para resolver esse problema de resíduos é necessário saneamento”. 

Ele ressaltou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe oportunidades de negócios para as empresas. “Isso inclui criar um sistema de gestão para atender municípios no sentido de preparar o seu plano de gerenciamento de resíduos, parcerias públicas e privadas, montar um sistema ou uma cooperativa para reciclar eletroeletrônicos, entre outros materiais”. 

Para o professo do Senac, toda essa preocupação com o descarte de resíduos está movimentando a economia circular. “O Brasil efetivamente entrou na economia circular. Agora não é apenas usar os produtos e descartar, as empresas brasileiras estão sendo pressionadas legalmente para comprovar o destino adequado dos resíduos. Além disso, as companhias também são cobradas por órgãos e instituições para diminuir a quantidade de embalagens e isso traz a necessidade de reengenharia dos materiais”. 

Saiba  mais 

Para saber mais detalhes do tema assista webinar no Canal do Youtube da ABIMAQ:https://youtu.be/Zqm45y6sgQI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário