segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Workshop para identificar gargalos de normas técnicas é realizado na ABIMAQ


Na oportunidade, representantes da PUC-Rio apresentaram o Projeto InterTec, que visa aumentar a capacidade de participação da indústria brasileira do segmento de óleo e gás no comércio exterior

Com o objetivo de levantar as principais lacunas do mercado fornecedor do setor de óleo e gás em relação à normalização técnica nacional e internacional, a ABIMAQ e o IPDMAQ, juntos com a PUC-Rio, promoveram o workshop sobre o projeto InterTec, no dia 08 de agosto, em São Paulo. 

Luis Mendonça, professor dos Institutos de Tecnologia e de Energia da PUC- Rio, explicou que a finalidade do InterTec é levantar as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas ao longo da cadeia de suprimento a fim de encontrar soluções para que elas sejam mais competitivas por meio da expansão das informações técnicas sobre as normas internacionalmente reconhecidas do setor de óleo e gás; eliminar as barreiras de comunicação entre a atividade de normalização técnica e industrial; e antecipar a existência de possíveis barreiras técnicas.

O InterTec prevê uma etapa focada nas iniciativas de aumento de capacitação da indústria a ser viabilizada utilizando os recursos da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) dos contratos de concessão aprovados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). “Os fundos serão aplicados em projetos de tecnologia industrial básica para execução de plano de treinamento, suporte tecnológico e qualificação. Também inclui avaliação de conformidade do serviço, produto ou processo com a finalidade de adequação à normalização técnica em empresas de micro e pequeno porte” esclarece representante da PUC- Rio.

Mendonça esclareceu que a abordagem metodológica do projeto InterTec prevê as seguintes etapas.

IDENTIFICAÇÃO GAPS

Ao fim da apresentação, os participantes do workshop receberam uma ficha na qual puderam descrever os gargalos enfrentados quanto às normas técnicas. “A nossa intenção é identificar com vocês esses gaps a fim de trabalharmos juntos”, ressaltou Regina Fonseca Coelho, especialista do Instituto de Energia para Projetos e Pesquisas da PUC- Rio.

As associadas da ABIMAQ também podem enviar suas demandas para o Departamento de Tecnologia por meio do e-mail: ipdmaq@abimaq.org.br.

CONJUNTURA SETOR ÓLEO E GÁS

A importância do Setor de Petróleo e Gás para a Retomada do Desenvolvimento Nacional foi o tema da apresentação de Alberto Machado, diretor de Petróleo, Gás, Bionergia e Petroquímica da ABIMAQ. Ele expôs que nos próximos 10 anos os investimentos potenciais do segmento no Brasil serão em torno de R$ 2,5 bilhões conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Esses números estão muito acima da capacidade da Petrobras em atender. É necessário atrair mais empresas de petróleo para investir no país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário