quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ABIMAQ avalia impactos com o fim da desoneração da folha de pagamentos

A análise foi feita por José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, durante live da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom)


Juntamente com Sergio Paulo Gallindo, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), e Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, discutiu  a votação do veto à desoneração da folha de pagamento e as reformas estruturais no Brasscom TecFórum Live, realizado no dia 1 de setembro.

Velloso frisou que não faz sentido cortar o benefício justamente no momento em que o Brasil está vivendo uma crise muito pior do que foi em 2018 e 2011. “O efeito deletério de tirar a medida no meio de uma crise vai ser muito maior, principalmente nos 17 setores impactados que juntos empregam mais seis milhões de trabalhadores diretos e aproximadamente três vezes mais de  indiretos”. Ele acrescentou novamente que com o fim da desoneração podemos chegar de 500 mil a 1 milhão de desemprego”.       

O presidente executivo da ABIMAQ colocou que a medida também foi criada para melhorar a competitividade da exportação brasileira. “De 2011 até agora, as empresas do setor de máquinas e equipamentos subiram as exportações de 5 bilhões de dólares para 11 bilhões de dólares, gerando um crescimento de quase 55% . Outro efeito foi o aumento de 15% para 55%  do número de  associadas da ABIMAQ que estão exportando”.    

REFORMAS

O adiamento do benefício da desoneração por um ano, segundo Velloso, é uma oportunidade para discutir a reforma tributária e conseguir resolver o problema estrutural da tributação brasileira a fim de conseguir desonerar a folha de pagamento.  

O presidente executivo da ABIMAQ ressaltou que é importante trabalhar junto ao governo para fazer a reforma tributária, mas sem esquecer dois projetos que são fundamentais para o Brasil, ou seja, a PEC 186 do Pacto Federativo e a reforma administrativa. 

PARTICIPE

Assine abaixo-assinado pela derrubada do VETO à desoneração da folha: https://brasscom.org.br/acao-de-adesao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário