sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Dicas de como montar uma loja virtual de sucesso são apresentadas no 5ª webinar da série sobre marketing digital

Como o E-commerce pode se tornar uma das principais ferramentas de vendas das empresas, principalmente no momento atual impactado pelos efeitos da pandemia, foi mencionado no webinar

O que eu preciso saber antes de montar minha loja virtual? Quais os passos iniciais para obter sucesso com esse negócio? Como aproveitar o marketing digital para vender na internet? Esses e outros questionamentos foram respondidos por Maurici Junior, Sócio Diretor da ComSchool, no webinar ‘E-commerce: Por onde começar?’, realizado no dia 09 de setembro.  

Maurici citou que no auge da pandemia foram abertas 100 mil lojas virtuais, uma por minuto, além de mais de 5 milhões de pessoas que fizeram a primeira compra pela Internet. “Essa foi a saída para muitas empresas varejistas e indústrias que viram nesse canal uma oportunidade interessante de continuar vendendo e gerando receita”. 

Para Junior, independentemente da forma que vai ser trabalhada a loja virtual, é necessário encará-la como um negócio importante, ou seja, um pilar central de toda uma estratégia de comunicação. Confira abaixo:

Maurici explicou que nos últimos dois anos as indústrias estão adotando dois modelos de negócios para o comércio eletrônico. Um é o D2C (Direct to Consumer) e o outro é F2C (Factory to Consumer). “Dentre as várias vantagens deste formato está a venda direta do fabricante para o cliente e maior margem de preço do produto, pois nesse cenário a empresa não precisa se preocupar com a cadeia de distribuição e isso afeta positivamente a  sua rentabilidade. Já com relação às dificuldades, podemos citar administração de conflitos de canais, logística e gestão de tráfego e relacionamento. Além disso, a indústria tem que levar em consideração os setes dias de arrependimento do consumidor depois de receber o produto”. 

Segundo Maurici, antes de começar um comércio eletrônico é necessário que a empresa faça um planejamento de forma estruturada para vender seus produtos. “O modelo Canvas de Plano de Negócio para E-commerce funciona muito bem para apresentar as ideias e observar de maneira mais ampla”. Confira abaixo: 

Conheça o passo a passo para a empresa montar uma operação online para venda, apresentado no webinar:

1. Registrar um domínio;

2. Configurar uma plataforma de E-commerce;

3. Tirar fotos dos produtos (ou usar de fornecedores);

4. Fazer o cadastro dos produtos;

5. Escolher um meio de pagamento;

6. Configurar uma transportadora;

7. Criar embalagens e etiquetas;

8. Atrair clientes.

Com relação a divulgação do negócio para atrair compradores, Júnior disse que a melhor ferramenta é o Google e pode ser trabalhado de duas formas: o tráfego orgânico e o pago (para saber mais do tema confira o webinar ‘Google como meio de vendas para as indústrias’ em bit.ly/academia-abimaq). 

O especialista citou que é importante as empresas terem um canal de comunicação direto, rápido, prático e sem nenhuma complicação com os clientes e sugeriu plataformas de atendimento online como Zendesk Chat, Jivo Chat, Whatsapp Business, e se relacionar por meio das redes sociais. “Não enxergue as redes sociais como canal de venda exclusivo, é preciso entregar conteúdo de relevância levando em consideração que a entrega do post aparece de 1% a 4% do seu público organicamente. Por isso é importante impulsionar e fazer anúncios”. 

MAIS INSIGHTS

O Sócio Diretor da ComSchool ressaltou que após o planejamento existem diversas ferramentas e formas para começar a vender dependendo do tipo de produto. “Uma dica prática é utilizar uma plataforma gratuita chamada Zapcommerce, nela só precisa cadastrar os produtos e trabalhar a venda via WhatsApp. O único gasto será com a taxa do cartão cadastrado por meio do PagSeguro”.  

Outra sugestão de Maurici Junior é que as empresas utilizem ferramentas como a Loja Integrada, Nuvem em Shopping e Tray (marca da Locaweb). “Elas são plataformas de entrada para criação de lojas virtuais e uma boa opção para quem não tem muito recurso e conhecimento do tema, pois são simples, rápidas e práticas para configurar os produtos”. 

Modelo Canvas de Plano de Negócios para E-commerce

Proposta de Valor

- O diferencial de nossa loja virtual está no profundo nível de conhecimento dos sócios com relação ao mercado Pet.

Temos acessos a fornecedores que podem criar linhas de produtos exclusivas para vendermos no e-commerce.

Além disso iremos fazer ações pushing, oferecendo nosso clube de assinatura para que clientes tenham comodidade em comprar.

Recursos Chave

- Fornecedores dos produtos

- Plataforma

- ERP

- Embalagens

- Fotógrafo

- Designer

- Programador

- Ferramentas de e-mail

- Provedor de Hospedagem

- Armazenagem

- Gateway de Pagamento

Parceiros chave

- Blogueiros

- Influenciadores

- Revistas

- Lojas afins

- Pet Shops Físicos

Atividades chave

- Fotografar e cadastrar produtos

- Analisar Fraudes

- Processar pedidos

- Negociar com fornecedores

Segmentos

- Alimentos Pet

- Cães idosos

Relacionamento com clientes

- WhatsApp

- Redes Sociais

- Reclame Aqui

- E-mail

- Chat online

- Telefone

Canais - Google Ads

- Facebook Ads

- E-mail Marketing

- Afiliados

- Social Orgânico

- Blog

- Inbound

- Folhetos impressos

- Eventos

- Marketplaces

Estrutura de custos Fixos

- Pro-labore

- Plataforma

- Míia online

- Produtos

- ERP

- Hospedagem

Variáves

- Cartão

- Frete

- Fotógrafo

- Embalagem

Fonte de Receita

- Programa de assinatura

- Venda B2B

- Venda B2C

- Marketplaces

Nenhum comentário:

Postar um comentário