sexta-feira, 28 de maio de 2021

Cenários e expectativas para setor de construção civil são analisados na reunião do GT- Civil

Detalhes sobre a feira Smart.Com, evento inédito para a indústria da construção no Brasil, foi outro tema abordado no encontro

“Iniciamos 2021 com a expectativa do setor de construção civil crescer 4%. No entanto, estamos revendo esse crescimento por causa do aumento elevado de custos e do desabastecimento de insumos, principalmente do aço, o que desestimula o lançamento de novos empreendimentos”, afirmou Ieda Vasconcelos , economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), durante reunião do Grupo de Trabalho de Máquinas e Equipamentos para Construção Civil (GT- Civil), realizada no dia 20 de abril. 

Ieda expôs que o segmento teve cinco anos consecutivos (2014\2019) com queda de quase 30% do seu Produto Interno Bruto (PIB) devido a fatores como as altas taxas de juros, ambiente macroeconômico mais tumultuado e crise política. “Em 2019 registramos um aumento nas atividades. Já em 2020 tínhamos a expectativa de fortalecer nosso crescimento, no entanto, veio a pandemia no mês de março e nos afetou”. 

Apesar do mercado da construção chegar no final de 2020 com mesmo patamar do PIB de 2007, segundo Ieda, o setor foi o que mais gerou empregos com carteira assinada no país, ou seja, foram mais de 106 mil postos de trabalho de acordo com dados da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. “Em fevereiro de 2021 foram gerados 43.469 novos empregos formais no setor da construção civil”. 

Para a economista, o setor está no mesmo patamar de algumas atividades que estão em expansão em todo o país. “Comparando 2020 com 2019 nossas vendas cresceram 9,8%. Por outro lado, por se um ano de pandemia e estarmos com algumas dificuldades econômicas e de insumos, nós tivemos queda de 17,8% nos lançamentos imobiliários. Essa diminuição no número de lançamentos fez com que nosso estoque de unidades disponíveis para comercialização caísse 12,3%. Esse cenário nos mostra que temos uma janela de oportunidades para crescer porque o número de unidades disponíveis para comercialização encontra-se num dos menores patamares da série histórica”. 

FEIRA

Informações da feira Smart.Com (Construction of Tomorrow Tecnology and Innovation), que acontecerá de 06 a 07 de julho, no São Paulo Expo – SP foi outro assunto tratado na reunião. O evento tem o objetivo de criar uma plataforma de disseminação de conhecimentos, novas tecnologias e inovação para os setores engenharia, infraestrutura, Real Estate e Rental. 

Os associados da ABIMAQ têm direito a 10% de desconto na aquisição de cotas de patrocínio e ingressos para o participar do congresso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário