segunda-feira, 10 de maio de 2021

Tecnologia para redução do consumo de insumos é apresentada em webinar da ABIMAQ

Solução pode ser alternativa para as empresas enfrentarem os altos custos de aço, ferro fundido, alumínio e polímero em tempos de pandemia, além de contribuir na competitividade e aproveitamento da matéria-prima de forma mais eficiente  

“A tecnologia de otimização estrutural é aliada não apenas para reduzir o custo de matéria-prima, mas também faz com que o produto chegue mais rápido ao mercado e se diferencie dos competidores nacionais e internacionais, gerando assim mais competitividade e inovação”, ressaltou Karen Silva, Gerente de relacionamento da empresa Altair, na abertura de evento realizado, no dia 15 de abril. 

Para Karen, ao reduzir o consumo de matéria-prima as empresas terão maior lucratividade. “Essa pode ser uma boa alternativa para os fabricantes enfrentarem o aumento das commodities nesse último ano de pandemia e a desvalorização do Real”. 

COMO FUNCIONA

Adriano Koga, diretor técnico da empresa Altair, explicou que a tecnologia de otimização estrutural auxilia no aproveitamento mais eficiente da matéria-prima, ou seja, reforça a estrutura onde é realmente preciso e alivia quando há excesso a fim de melhorar o produto. 

“A otimização começa com o componente original e a partir dele vamos definir o que chamamos de espaço de projeto. Nessa etapa vamos levar em consideração como será manufaturada a peça. Após montamos a otimização propriamente dita, é que irá mostrar como aproveitar o material de forma mais eficiente. A partir desse processo vamos avaliar a nova estrutura e comparar com os resultados do material original para ver os ganhos”, completou Koga.  

Ele citou alguns dos benefícios que as empresas terão ao optar pela tecnologia. “O fabricante conseguirá a redução de custo e de massa, menor tempo de desenvolvimento do projeto, melhor entendimento do produto e ter soluções mais inovadoras, inteligentes e eficientes que vão acabar aumentando a competitividade no mercado”. 

Koga expôs os métodos de otimização estrutural. Confira no quadro abaixo.

CASOS DE SUCESSO

- Nervura da asa do avião da Airbus que ficou 40% mais leve e teve redução de 500 Kg.

- Plataforma de carga da Alstom que houve 70% de redução de massa, aumento de rigidez e menor tempo de desenvolvimento.

- Polia do motor da lavadora Samsung, o que representou redução de 10% de material e o novo conceito rendeu uma patente.

- Maxion Wheels produziu roda de alumínio com 1,8 kg menor que outros modelos feitos com o mesmo material. Como resultado, a nova roda conseguiu baixar o peso final de um automóvel em mais de sete quilos, permitiu atender à legislação japonesa de emissões de CO2, reduzir o tempo de processamento de análises complexas em até 75% e verificar o melhor design para a roda entre mais de 5 mil opções de projeto, enquanto um projetista experiente conceberia três a quatro alternativas apenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário