quinta-feira, 28 de junho de 2012

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES APOIA CONSEG BUTANTÃ

Representado pelo Wilson Santoro, vice-presidente da APRPP - Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes, a entidade ajudará nos trabalhos realizados pelo CONSEG Butantã. As reuniões serão realizadas toda primeira quinta do mês em prol da melhora da segurança no bairro.



Os Conselhos Comunitários de segurança (CONSEGs) foram criados por meio do Decreto Estadual n°25.366 de 1985 com objetivo de unir um grupo de moradores para discutir e propor melhorias de segurança na localidade. Atualmente o conselho está presente em 522 municípios no Estado de São Paulo, totalizando 786 CONSEGs. Só a Capital paulista conta com 84 entidades.

Um dos conselhos recentemente reativado foi do Butantã, após dois anos de atividades interrompidas. A entidade definiu temporariamente até as eleições oficiais em maio de 2012, Izildinha Barone Souza como presidente. A reunião contou com as presenças do Daniel Rodrigueiro, subprefeito do Butantã, Capitão Herbert Moraes dos Santos do Comandante da 3ª Cia do 16º Batalhão da Policia Militar; e representantes do 51° Delegacia de Polícia e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. No encontro também foi nomeado como diretor de assuntos comunitários Wilson Santoro, vice-presidente da APRPP - Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes.

Segundo ele, o seu papel será de ajudar todos do CONSEG para proporcionar uma segurança atuante e qualidade de vida aos moradores da região. “Acredito que com um grupo empenhado, o conselho conseguirá se estruturar e servir de apoio às demandas junto aos órgãos competentes, reivindicando melhorias e benfeitorias para toda população do bairro”, afirma.

De acordo com Izildinha, o CONSEG é um espaço fundamental para entender e discutir sobre os problemas comunitários no Butantã sobre a segurança. “É necessária a união de todos para construir um conselho de segurança isento de partido político ou religião”, ressalta a assistente social e moradora da região há 30 anos. No último encontro entre os assuntos propostos pelos moradores estava o reforço do policiamento em ruas específicas do bairro e a realização de palestras educativas.

A próxima reunião acontecerá no dia 01 de dezembro às 19h30 no salão paroquial da Igreja de São Patrício (avenida Otacílio Tomanik, 1.555), bairro do Rio Pequeno, na zona Oeste da Capital paulista. “A assembleia será aberta para todos os residentes que moram nas áreas atendidas pelo 3ª Cia do 16º Batalhão da Policia Militar e 51° Delegacia de Polícia no qual o CONSEG Butantã está inserido”, explica a presidente.

Ela adianta que no próximo encontro colocará em discussão a realização da Caminhada da Paz no dia 17 de dezembro, um dia após do aniversário de 112 anos do bairro. “O objetivo da ação é de chamar a atenção das autoridades diante do aumento de assaltos na região para que haja mais recursos humanos, viaturas e infraestrutura para as polícias (militar, civil e guarda civil metropolitana) atuarem”, informa. Ela ressalta que as autoridades policiais locais têm se empenhado, como por exemplo, para própria reativação do CONSEG no qual teve o empenho pessoal do Capitão Herbert.

A atual diretoria eleita em cerimônia no início de outubro conta com 11 representantes de entidades da região. “A união dos moradores com o poder público será essencial para encontrar alternativas com objetivo de diminuir a onda de assaltos que a região está sofrendo”, relata Santoro. “No último encontro também solicitei ao Subprefeito do Butantã que tampasse buracos de algumas vias no Parque dos Príncipes e o recapeamento da avenida Darcy Reis e o pedido foi atendido rapidamente”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário