terça-feira, 12 de junho de 2012

BRANDING COMMERCE É NOVA APOSTA NO MERCADO ELETRÔNICO

Nova tendência no mercado virtual, o conceito branding commerce surge como diferencial para empresas ou personalidades apostarem na personalização dos seus produtos e fidelizar seus públicos, além de fixar sua marca. Apresentadores de televisão, jogadores de futebol, cantores sertanejos e companhias como a 3M do Brasil são alguns que já aderiram ao modelo desenvolvido pela Print One, empresa do Labiz Group.




Levantamento feito pelo Ibope Media revela que 70% das pessoas que acessam a Internet estão à procura de lojas virtuais. Diante do crescimento das vendas online, empresas e personalidades estão investindo na comercialização de seus produtos na web. 

Hoje o comércio eletrônico no Brasil está em expansão, tanto pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro como pelas facilidades do acesso à web. Pesquisa do Instituto eMarketer confirma: só para este ano, é esperado US$ 18,7 bilhões de vendas online, o que representa uma elevação de 21,9% em comparação a 2011, quando atingiu US$ 15,3 bilhões de comercialização na web. O estudo mostra também que 34% dos que utilizam a Internet pretendem fazer compra até o fim do ano. Além disso, o e-commerce deverá chegar numa receita de US$ 26,9 bilhões em 2015. 


Segundo Martílio Bueno, diretor da Print One, empresa pertencente ao Labiz Group - Laboratório de negócios digitais, a nova aposta no mercado eletrônico é a utilização do conceito branding commerce, ou seja, um processo que começa com pesquisa de mercado via redes sociais, desenvolvimento de produto, gestão de negócio, comercialização digital até a distribuição e pós-venda. “Na atualidade, com o mercado cada vez mais competitivo, é necessário apostar num diferencial para fixar a sua marca e fidelizar seu público, explica. A criação da loja virtual personalizada deve planejar desde a concepção do produto até a logística. Isso sem esquecer que os itens desenvolvidos deverão atender a necessidade dos consumidores, completa.

Na onda do branding commerce empresas, apresentadores de televisão, jogadores de futebol, cantores sertanejos, entre outras personalidades, estão lançando suas lojas virtuais para aproximarem-se de seus fãs. A auxiliar de escritório Katiene Ribeiro, de 23 anos, é uma das apaixonadas pela compra de produtos on-line com referências ao universo sertanejo. A jovem gasta todos os meses, no mínimo 10% do seu salário, para adquirir canetas, chinelos, cadernos, moletons, canecas, CDs e DVDs com a marca ou foto de seus ídolos. “Já virou um vício que eu adoro. Já tenho até cartão fidelidade para conseguir descontos. Minha mãe não gosta muito e diz que sou maluca!, brinca Katiene.


Personalize com a 3M

Pensando em oferecer esse diferencial aos seus clientes, a 3M do Brasil, empresa que atua no País há 66 anos na pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas aposta nesta tendência. “Fomos à procura de um fornecedor, que tivesse expertise no ramo, para atender nossa necessidade e encontramos a Print One”, conta Eduardo Zappa, especialista de produtos da 3M. Na loja virtual da 3M (http://www.print3m.com.br/) é possível criar um skin (pele) customizado para celulares, tablets, notebooks,netbooks, entre outros dispositivos.

branding commerce da 3M começou a funcionar no final de 2010 e agora, numa nova fase, a loja virtual da 3M do Brasil, permitirá a personalização dos produtos conforme o desejo do cliente. A solução está baseada no conceito Web to Print. O consumidor poderá, por exemplo, enviar uma foto pessoal para customizar o produto. Além disso, será oferecida uma nova forma de pagamento chamada "peela", que permitirá carregar valores em mais de 40 estabelecimentos ou comprar um cartão que informará um código para que possa efetuar a compra online. Na verdade o novo sistema será como um cartão virtual. Pretendemos aumentar o número de parcerias com as redes de varejo, acrescenta Zappa.   

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