quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ARQUITETOS VISITAM CINCO HOSPITAIS PAULISTANOS DURANTE O V CONGRESSO DE ARQUITETURA HOSPITALAR

Em 7 de setembro, último dia do V Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalarprofissionais da área da saúde farão visitas técnicas a cinco hospitais da cidade de São Paulo: Hospital Alemão Oswaldo Cruz,  Paulistano Amil, Sírio-Libanês, Unidade São José da Beneficência Portuguesa e Vitória Amil. Para Ana Paula Naffah Perez, presidente executiva do evento, a iniciativa visa o aprimoramento técnico-científico dos participantes

A programação do V Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar não é constituída apenas de palestras e conferências. O encontro também terá uma parte prática com visitas técnicas a alguns dos principais hospitais de São Paulo: Hospital AlemãoOswaldo Cruz, Paulistano Amil, Sírio-Libanês, Unidade São José da Beneficência Portuguesa e Vitória Amil. 
O V Congresso, evento organizado pela ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, acontece, em São Paulo, de 4 a 7 de setembro, com o tema “Ambientes de saúde: projetos, práticas e perspectivas”.

Para arquiteta Ana Paula Naffah Perez, presidente executiva do V Congresso, as visitas serão uma oportunidade para que os profissionais conheçam os cases sobre as discussões apresentadas durante o evento. “Acredito que a ida aos hospitais vai ser um complemento ideal aos que acompanharam, durante o encontro, a exposição das melhores práticas em ambientes de saúde. Com certeza, a análise dessas unidades, consideradas de ponta pela medicina mundial, poderão contribuir para o aprimoramento profissional dos participantes. Acreditamos ser o grande objetivo do nosso evento”, afirma.

V Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar reunirá mais de 600 profissionais de diversas áreas de atuação no planejamento, construção e gestão de edifícios de saúde (arquitetos, engenheiros, administradores hospitalares, médicos, enfermeiros, designers e outros)no Bourbon Convention Ibirapuera.

Além das visitas técnicas, o V Congresso terá conferências, painéis e mesas-redondas que discutirão temas como: Humanização nos Ambientes de Saúde; Planejamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Interfaces na Saúde: Espaços e Tecnologias; Ambientes e Urgência e Emergência; Novos Paradigmas no Design para a Saúde, entre outros assuntos.  

Programação das visitas técnicas

Dia 7 (sexta)
Horário: das 8h às 12h
Visitas aos hospitais: Vitória Amil, Unidade São José da Beneficência Portuguesa e Sírio-Libanês

Vitória Amil

A unidade do Vitória Amil foi inaugurada em dezembro de 2010 e está localizada no bairro Jardim Anália Franco, na zona Leste de São Paulo. Com mais de 28 mil m² e capacidade para até 233 leitos, o Vitória ganhou o VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa (2011), pela obra realizada por apostar no conceito de arquitetura voltada para o conforto do paciente. Além disso, o hospital faz a utilização racional de recursos ambientais, como a redução de energia e o reuso de água para uso nas áreas externas.  

Unidade São José da Beneficência Portuguesa
Outro hospital de referência que será visitado é a Unidade São José da Beneficência Portuguesa, que tem 23 mil m2 distribuídos em 9 andares, 7 salas cirúrgicas e 65 leitos. O hospital foi inaugurado em 2007 com o objetivo de ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia na cidade. O São José, que aposta no tratamento humanizado para os pacientes e seus acompanhantes, teve seu trabalho reconhecido e conquistou a certificação da Joint Commission International (JCI), que o colocou como centro de excelência reconhecido mundialmente.  O prêmio, que é valido por três anos, é concedido aos estabelecimentos de saúde que se adaptarem a todas as exigências de atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional da entidade norte-americana.

Hospital Sírio-Libanês
Ainda no período da manhã haverá a visita ao Sírio-Libanês, na unidade do bairro da Bela Vista, que também foi acreditado pela JCI. O hospital, iniciou suas atividades em 1921, quando um grupo de mulheres imigrantes sírias e libanesas fundou a Sociedade Beneficente de Senhoras. O estabelecimento de renome mundial foi pioneiro no País ao implantar uma UTI, fazer a primeira cirurgia de separação de gêmeos craniópagos, além de realizar o transplante intervivos duplo (rim e fígado) e em diversos procedimentos da cirurgia robótica.

Horário: das 14h às 18h
Visitas aos hospitais: Paulistano Amil, Hospital Alemão Oswaldo Cruz  

Paulistano Amil
A unidade da Bela Vista do Paulistano foi fundada, em 1947, pelos médicos Nicolau Mancini, Dante Smilari Lacovini, Romeu Bertelli e Armando Pocci, com o objetivo de ser um centro de referência na medicina. Também teve a qualidade de seus serviços reconhecidos pela Joint Comission International. O hospital é uma das instituições pioneiras no uso de tecnologias como, o uso de tablets para o controle de medicamentos no leito e aposta no modelo de hospitalistas, profissionais com formação clínica que fazem carreira dentro do hospital e acabam assumindo a coordenação assistencial para garantir o cuidado dos pacientes internados no estabelecimento. 

Hospital Alemão Oswaldo Cruz
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi fundado em 26 de setembro de 1897 por um grupo de imigrantes alemães. Com uma área de 96,622 m² e capacidade para até 221 leitos para internação, 34 de UTI e 13 salas cirúrgicas, o estabelecimento teve a qualidade de seus serviços certificados pela JCI. Além disso, a área de internação de oncologia do hospital ganhou o VII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa (2010), pela aposta  em elementos arquitetônicos para a humanização do espaço.

 SERVIÇO:
Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar
Realização: ABDEH
Período: de 4 a 7 de setembro de 2012
Local: Bourbon Convention Ibirapuera
Avenida Ibirapuera, 2.927 – São Paulo (SP)
Mais informações pelo telefone (11) 3056-6000 ou no sitewww.abdeh2012.com
Acompanhe a programação em: www.abdeh2012.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário