sexta-feira, 19 de julho de 2013

CARTILHA DO MUTUÁRIO TRAZ DICAS PARA VISTORIA NA ENTREGA DAS CHAVES DO IMÓVEL

Na hora da vistoria do imóvel novo é essencial checar a metragem, as partes elétricas e hidráulicas e a qualidade dos materiais. Porém, nesse momento, surgem várias dúvidas sobre como fazer o exame de forma minuciosa. Para isso, a AMSPA - Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacênciaslança cartilha com 13 perguntas e respostas para inspeção segura do apartamento.

Segundo estimativa da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências, de cada dez prédios entregues em São Paulo, pelo menos três apresentam problemas de vícios de construção ou defeito na obra. Por conta dessa amarga constatação, que afeta grande parte dos mutuários, a AMSPA está lançando uma cartilha com objetivo de orientar aqueles que vão receber as chaves do imóvel. Com o formato de ping-pong, ou seja, perguntas e respostas, o informativo contém 13 questões cruciais, que ajudam a esclarecer, de forma simples e prática, as principais dúvidas e os cuidados no momento da vistoria do apartamento.

De acordo com Marco Aurélio Luz, presidente da entidade, é fundamental que o novo morador faça uma revista minuciosa do interior do bem. “Percebemos que na ânsia de receber as chaves ou até mesmo por desconhecimento técnico, o proprietário não toma as devidas precauções na verificação do empreendimento. Esperamos que a Cartilha do Mutuário – 2ª edição auxilie muitas famílias a realizar o sonho da casa própria sem aborrecimentos.”

A segunda versão da “Cartilha do Mutuário – Volume Entrega das Chaves” vai auxiliar o adquirente a verificar todos os detalhes para fazer a mudança segura ao novo imóvel. Entre as dicas estão: a inspeção das partes elétricas, hidráulicas, pintura, vidros, revestimentos cerâmicos, louças, metais, ralos e a metragem de cada cômodo da propriedade. Além disso, o informativo inclui um capítulo especial, elaborado pela AFEAL- Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, sobre como checar a qualidade das venezianas e esquadrias de alumínio das portas e janelas.

Outra orientação do livreto é sobre os direitos do consumidor ao encontrar defeitos no imóvel e nas áreas comuns. “Se o problema for aparente, o adquirente deve reclamar por escrito à construtora no prazo de 90 dias. Caso o erro seja exposto no dia da vistoria, os reparos devem ser feitos pela incorporadora em até 30 dias”, informa Luz. Se o vício for oculto, a reclamação escrita deve ser feita no prazo de um ano, a contar a partir da constatação da irregularidade.

A cartilha também orienta o que fazer se o morador encontrou as medidas do imóvel menores do que constavam no contrato. “Se na vistoria ficar comprovado que a diferença no tamanho de qualquer dos compartimentos do imóvel é superior a 5%, o dono do imóvel pode exigir o complemento da área, o abatimento no valor ou rescindir o contrato, como determina o artigo 500 do novo Código Civil”, orienta presidente da AMSPA.

O informativo ainda esclarece dúvidas sobre quando começar pagar o condomínio do apartamento. “A cobrança só deve ser feita após o morador ter a posse das chaves”, esclarece Marco Aurélio. Numa segunda etapa, depois de ocorrer uma assembleia de instalação do condomínio, o síndico deve apresentar o orçamento da ‘taxa condominial’ para os próximos 12 meses.

SERVIÇO:

Os interessados em obter um exemplar gratuito da “Cartilha do Mutuário – Volume Entrega das Chaves” podem comparecer à sede da AMSPA, localizada na praça Dr. João Mendes, 52 – 5°andar, conjunto 501 – São Paulo – SP. O conteúdo do informativo também estará disponível gratuitamente a mutuários de todo o Brasil para download em PDF nos siteswww.amspa.org.br ewww.amspavistorias.com.br. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3292-9230..

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