Veja mais uma matéria feita por mim na área de Recursos Humanos e Negócios.
Com mais de 30 mil empregos gerados anualmente em todo o Brasil, a Arezza
triplicou o volume de negócios apostando na diversificação com ênfase
na área de varejo. Entre os contratos firmados estão: Lojas Marisa,
Riachuelo e Grupo Pão de Açúcar. Além disso, acaba de abrir mais quatro
filiais nas regiões Norte e Nordeste.
Os últimos dois anos superaram as expectativas da Arezza,
empresa especializada em gestão de pessoas, recrutamento e seleção de
mão de obra temporária e efetiva. No período, a organização aumentou em
três vezes o volume de contratos, elevando o seu faturamento anual em
quase 300% e isso graças a visão de mercado e ao tino comercial de seu
principal executivo. “O nosso foco era o setor da construção civil.
Propus que fizéssemos uma releitura do mercado e, desta maneira,
identificamos novos nichos nos quais poderíamos ingressar”, explica Ararê Patusca, diretor comercial e corporativo de gestão de pessoas.
Segundo Patusca, para atingir a meta traçada foi
preciso apostar na elaboração de um plano de negócios ambicioso.
“Modificar a linha de operações da empresa, alterar o core business,
é algo delicado, desafiador e requer muita atenção aos detalhes. Então,
depois de definir que focaríamos na área de varejo, que é formada por
cadeias de supermercados e rede de lojas com atuação nacional, preparei
um business plan detalhado. No material projetamos o que era preciso investir para ganhar o mercado nos anos seguintes.”
Com a nova estratégia de negócio, a Arezza
fechou contratos com redes varejistas como: Lojas Marisa, Riachuelo,
Renner, Grupo Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Assai,
Marabrás, Ri Happy, Dia%, Camicado, Sonda, Makro, Kopenhagen, Bauducco,
Lojas Americanas, Tok & Stok, Leroy Merlin, Mc Donald's, BRF –
Brasil Foods, Pado, Le Biscuit, e Máquina de Vendas (fusão entre Ricardo
Eletro e Insinuante). “Antes tínhamos o Carrefour e o Walmart, ainda
sim de forma tímida. Hoje, depois de uma reengenharia estratégica de
negócio, eles estão entre os nossos principais clientes”, afirma Ararê.
Além disso, firmou contrato com as operadoras Vivo, Oi e Brasil Telecom,
além dos bancos Itaú e Bradesco.
Como resultado com os novos contratos, a Arezza gera
anualmente, em média, 30 mil vagas de emprego. Para se ter uma ideia,
apenas no final do ano passado, contratou 12 mil profissionais
temporários, o que representa um crescimento de 30% em comparação com
2011. “Nesses dois anos passamos de cinco mil para 15 mil o número de
funcionários contratados anualmente na modalidade de trabalho
temporário. Além disso, criamos mais de 17 mil oportunidades de emprego
fixo por ano, desde quando instituímos o produto ‘Recrutamento e Seleção
de Pessoas’, no qual o selecionador identifica e atrai candidatos que
melhor atendem ao perfil estratégico da empresa”, comemora Patusca.
Expansão e reconhecimento
Com investimento de R$ 1,5 milhão, a Arezza
abriu quatro filiais nas cidades de Salvador (BA), Palmas (TO), Recife
(PE) e Mossoró (TO). “A nossa expectativa com as novas filiais é gerar
mais de 20 mil empregos por ano nas regiões Norte e Nordeste”, ressalta Weliton Nascimento, presidente da empresa. Ao todo, a companhia tem 36 escritórios espalhados pelo Brasil.
A Arezza, que completa 16 anos de
existência no mercado de gestão de pessoas, está, pelo terceiro ano
consecutivo, entre as cinco consultorias gestão de RH mais lembradas no
16º Top Of Mind Estadão de RH. Além disso, em 2012, foi eleita melhor
empresa de consultoria em RH da América Latina, pela Latin American Quality Institute, a mais importante instituição Sul Americana em normas e padrões de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário