terça-feira, 30 de julho de 2013

VAREJO É A NOVA ESTRATÉGIA DA AREZZA PARA CRESCIMENTO

Veja mais uma matéria feita por mim na área de Recursos Humanos e Negócios.

Com mais de 30 mil empregos gerados anualmente em todo o Brasil, a Arezza triplicou o volume de negócios apostando na diversificação com ênfase na área de varejo. Entre os contratos firmados estão: Lojas Marisa, Riachuelo e Grupo Pão de Açúcar. Além disso, acaba de abrir mais quatro filiais nas regiões Norte e Nordeste.

Os últimos dois anos superaram as expectativas da Arezza, empresa especializada em gestão de pessoas, recrutamento e seleção de mão de obra temporária e efetiva. No período, a organização aumentou em três vezes o volume de contratos, elevando o seu faturamento anual em quase 300% e isso graças a visão de mercado e ao tino comercial de seu principal executivo. “O nosso foco era o setor da construção civil. Propus que fizéssemos uma releitura do mercado e, desta maneira, identificamos novos nichos nos quais poderíamos ingressar”, explica Ararê Patusca, diretor comercial e corporativo de gestão de pessoas.

Segundo Patusca, para atingir a meta traçada foi preciso apostar na elaboração de um plano de negócios ambicioso. “Modificar a linha de operações da empresa, alterar o core business, é algo delicado, desafiador e requer muita atenção aos detalhes. Então, depois de definir que focaríamos na área de varejo, que é formada por cadeias de supermercados e rede de lojas com atuação nacional, preparei um business plan detalhado. No material projetamos o que era preciso investir para ganhar o mercado nos anos seguintes.”

Com a nova estratégia de negócio, a Arezza fechou contratos com redes varejistas como: Lojas Marisa, Riachuelo, Renner, Grupo Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Assai, Marabrás, Ri Happy, Dia%, Camicado, Sonda, Makro, Kopenhagen, Bauducco, Lojas Americanas, Tok & Stok, Leroy Merlin, Mc Donald's, BRF – Brasil Foods, Pado, Le Biscuit, e Máquina de Vendas (fusão entre Ricardo Eletro e Insinuante). “Antes tínhamos o Carrefour e o Walmart, ainda sim de forma tímida. Hoje, depois de uma reengenharia estratégica de negócio, eles estão entre os nossos principais clientes”, afirma Ararê. Além disso, firmou contrato com as operadoras Vivo, Oi e Brasil Telecom, além dos bancos Itaú e Bradesco.


Como resultado com os novos contratos, a Arezza gera anualmente, em média, 30 mil vagas de emprego. Para se ter uma ideia, apenas no final do ano passado, contratou 12 mil profissionais temporários, o que representa um crescimento de 30% em comparação com 2011. “Nesses dois anos passamos de cinco mil para 15 mil o número de funcionários contratados anualmente na modalidade de trabalho temporário. Além disso, criamos mais de 17 mil oportunidades de emprego fixo por ano, desde quando instituímos o produto ‘Recrutamento e Seleção de Pessoas’, no qual o selecionador identifica e atrai candidatos que melhor atendem ao perfil estratégico da empresa”, comemora Patusca.

Expansão e reconhecimento
Com investimento de R$ 1,5 milhão, a Arezza abriu quatro filiais nas cidades de Salvador (BA), Palmas (TO), Recife (PE) e Mossoró (TO). “A nossa expectativa com as novas filiais é gerar mais de 20 mil empregos por ano nas regiões Norte e Nordeste”, ressalta Weliton Nascimento, presidente da empresa. Ao todo, a companhia tem 36 escritórios espalhados pelo Brasil.

A Arezza, que completa 16 anos de existência no mercado de gestão de pessoas, está, pelo terceiro ano consecutivo, entre as cinco consultorias gestão de RH mais lembradas no 16º Top Of Mind Estadão de RH. Além disso, em 2012, foi eleita melhor empresa de consultoria em RH da América Latina, pela Latin American Quality Institute, a mais importante instituição Sul Americana em normas e padrões de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário