segunda-feira, 4 de junho de 2018

GT-MAV realiza evento para desmitificar a aplicação da Indústria 4.0 na pequena e média empresa


Jornada tecnológica, promovida pelo Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada, demonstrou a viabilidade de aplicação da indústria 4.0 sem a necessidade de grandes investimentos

Com a proposta de apresentar soluções que sejam ao mesmo tempo inovadoras, e que caibam no orçamento e no modelo de negócio das pequenas e médias empresas, o Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada (GT-MAV), promoveu, no dia 11 de abril, na sede da ABIMAQ, evento com palestras e demonstrações interativas sobre a Indústria 4.0.

João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da entidade, ressaltou a capacidade e criatividade  dos engenheiros brasileiros  que apesar das dificuldades da política industrial do pais, fazem mais com menos. 

Bruno Diesel Gellert, coordenador do GT-MAV, ressaltou que a função do grupo de trabalho é disseminar o debate sobre Manufatura Avançada por meio de integradores de automação robotizada, dos fabricantes de software e de máquinas. “O evento é de suma importância, pois as exposições vão contribuir para desmitificar a ideia de que é caro implantar a Indústria 4.0 nas empresas”. 

Em sua apresentação com o tema ‘É possível Inovar Sem Ter a Necessidade de Alto Investimento Financeiro para Renovar todos Equipamentos da Fábrica’ Fábio Fernandes, da Bosch Group, afirmou que 90% do parque instalado no Brasil não é conectado. “Implantar a Indústria 4.0 não significa o sucateamento das máquinas e demissão em massa da noite para o dia, mas é fazer com que já temos apenas adaptando a solução para cada necessidade do negócio”.

Segundo Fernandes, as empresas que optam pela Manufatura Avançada ganham com melhores índices de produtividade e lucratividade, transparência da informação, análise e interpretação dos dados da operação, suporte na tomada de decisões e resolução de problemas, e são mais competitivas ao responder com agilidade as necessidades do mercado.

No evento, Accede Automação, Órbita Engenharia Integrada, Prodwin Tecnologia, Virtual Cae, Schneider Electric, PPI- Multitask, Novidá Tecnologia apresentaram soluções e cases de sucesso de processos industrias baseados no conceito da Indústria 4.0. Gestão inteligente, otimização de recursos e da cadeia produtiva, e aumento de eficiência na produção foram alguns dos pontos destacados pelos representantes das empresas dos benefícios da adoção de sistemas inteligentes de automação no chão de fábrica.

Mais informações

Para conferir as apresentações na integra solicite pelo e-mail: gtmav@abimaq.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário