quarta-feira, 6 de junho de 2018

Representantes da indústria de máquinas e equipamentos visitam coworking do CUBO Digital do Itaú


Por meio do Programa MovE da ABIMAQ, formado por startups industriais, presidência, diretoria e associadas da entidade tiveram a oportunidade de conhecer o Cubo Digital, espaço de incentivo ao empreendedorismo

A ABIMAQ, representada pelo presidente do Conselho de Administração, João Marchesan, junto das empresas associadas ROMI, JACTO, das startups vinculadas à entidade, como a BirminD Automação e a Peerdustry, e profissionais das áreas de Tecnologia e Inovação, Marketing e do Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada (GT-MAV) visitaram, no dia 29 de março, o centro de empreendedorismo tecnológico criado pelo Itaú Unibanco em parceria com o fundo de investimentos Redpoint eventures.

De acordo com Anita Dedding, Gerente Divisional de Tecnologia Industrial da ABIMAQ, o objetivo principal da iniciativa era fazer com que as indústrias conhecessem o espaço, considerado bem diferente dos locais que abrigam startups, num ambiente de conexão entre empreendedores, empresas, universidades. “Sentimos essa diferença a começar pelo local da reunião, onde o diretor do Cubo, Flávio Pripas, recebeu o grupo de associadas da ABIMAQ na área de alimentação, com a entrada e saída de pessoas, de forma bem informal”.

João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, enfatizou que a visita proporcionou uma mudança de percepção sobre as startups. “Adorei conhecer o Cubo. Vamos trazer mais diretores e associadas para conhecer essa inciativa e encontrem soluções que os ajudem em seus negócios”.

INOVAÇÃO

Pripas explica que são três palavras que definem startup: escala, velocidade e execução. “Toda empresa estabelecida tem escala e execução, mas não tem velocidade. Só que o mundo de hoje está exigindo velocidade, e juntar esses dois mundos, das empresas e startups, é importante para que juntas desenvolvam mais velocidade no ambiente de negócios”.

O diretor do Cubo acrescenta que uma startup não é uma prestadora de serviço, mas uma empresa que já identificou um problema do mundo real e criou uma solução com potencial modelo de escala. “Estamos operando há 2 anos e meio com 100% de ocupação e já acumulamos mais de 300 histórias para contar de conexão de startups com grandes empresas”.

O especialista ressalta que no mundo de inovação quanto mais barreiras você impõe para o inovador empreender, mais medíocre ele será nos seus relacionamentos com a realidade de mercado.

NOVA VISITA

No sentido de sensibilizar mais empresas da importância das startups para fortalecer seus negócios, a ABIMAQ, por meio do Programa MovE, formado por startups industriais, levou as associadas Festo, Jacto, Guarany e Thyssenkrupp para conhecerem, no dia 19 de abril, o Cubo Digital. 

Na ocasião, os empresários foram recepcionados por Renata Favale Zanuto, Head de Startups do Cubo. Ela mencionou que o centro de empreendedorismo tecnológico foi criado para propiciar o contato das startups com as empresas. 

Anita Dedding frisou que a ideia de levar as associadas para conhecerem as startups e de ajudá-las a encontrar uma solução existente no mercado e solucionar necessidades no seu negócio. 

As próximas etapas do Programa Mov? no Cubo Digital trarão orientações sobre formas de negociar e contratar startups. Mais informações da agenda de atividades entrar em contato com ipdmaq@abimaq.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário