segunda-feira, 1 de março de 2021

Representante do banco central do brasil esclarece sobre o Pix para associadas da ABIMAQ

O objetivo do meio pagamento instantâneo brasileiro é dar mais eficiência na realização dos pagamentos, reduzir custos com as transações e oferecer um melhor ambiente de negócio para o país

Com o objetivo de trazer informações atualizadas sobre o Pix, novo sistema instantâneo de pagamento criado pelo Banco Central, a ABIMAQ realizou no dia 2 de dezembro, o webinar sobre essa nova modalidade para representantes do setor de máquinas e equipamentos.

José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, ressaltou a importância da inteiração do setor acerca do tema, por se tratar de um tópico inserido recentemente no mercado financeiro. “A ABIMAQ tem sempre a preocupação de trazer às empresas, de maneira célere, às novas tendências que vão impactar o seu dia a dia. Estamos tratando do tema apenas 15 dias após o lançamento oficial”. 

Para Giselle Rezende, gerente do Departamento de Financiamentos da ABIMAQ, o Pix vai proporcionar mais eficiência no fluxo de caixa das empresas por permitir receber instantaneamente o recurso, além da diminuição dos processos burocráticos. 

Carlos Eduardo Brandt, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, responsável pela gestão do Pix, expôs a importância do novo sistema para agilizar operações, diminuir custos operacionais e eliminar burocracia. “Fizemos um ecossistema enxuto e muito barato para os participantes. Para vocês terem uma ideia do que é cobrado em termos de ressarcimento de custos com as plataformas operacionais do Banco Central para as instituições participantes, é na ordem de um centavo a cada dez transações de pagamento em um sistema moderno como Pix”. 

Brandt colocou outras expectativas com o Pix. “A ideia é trazer mais conveniência e segurança para incentivar à dinâmica de transações de e-commerce; possibilidade de pagamentos aos finais de semana; realização facilitada de pagamentos por meio de QR Code; e alternativas efetivas para os clientes para recolhimento de tributos diretamente, pagamentos de utilities (energia, telefone etc) sem depender de convênio e saque Pix possibilitando cash out”. 

NA PRÁTICA

Brandt esclareceu que para utilizar o Pix não é necessário ter um app, o cliente usa direto no app ou site da sua instituição financeira. “Não é preciso cadastrar a chave (pode ser por CPF, CNPJ, número de celular com DDD, e-mail e chave aleatória gerada por um aplicativo próprio) para fazer ou receber um Pix, mas é recomendado para facilitar a identificação e agilizar a transação”. 

Com relação ao recebimento pelo Pix, o representante do Banco Central do Brasil explicou que pessoa física não necessita fazer nenhum cadastro. No entanto, as empresas vão precisar ter soluções de automação já integradas ao novo processo de pagamento para conseguir receber. “A pessoa jurídica terá que ir até uma instituição financeira para formatar o QR Code a fim de apresentar para o cliente, além da instituição financeira identificar que aquele Pix foi recebido no sentido de apresentar para a empresa a confirmação do pagamento e fazer toda conciliação”. 

NOVAS INCLUSÕES

Brandt mencionou que o Banco Central está trabalhando que no futuro próximo esteja integrado no Pix a conta salário, pagamento de benefício social, QR Code pagador (offline), débito automático, Pix internacional, entre outros benefícios. 

Benefícios

PAGADOR

+ Rápido

+ Barato

+ Seguro

+ Prático

- Iniciar pagamentos usando lista de contatos no celular ou QrCode

- Possibilidade de integração a outros serviços no smartphone

+ Simples

- Só precisa do dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensa uso  de cartão, folha de cheque, cédulas, maquininhas, etc.

RECEBEDOR (Negócios)

- Disponibilidade imediata dos recursos

- Redução da necessidade de crédito

- Melhor gestão do fluxo de caixa

- Certeza do pagamento na data correta

- Redução do prazo de entrega de produtos

Custo de aceitação

- Menor que dos demais meios eletrônicos-

- Notificação de confirmação do recebimento

- Facilidade de automação e de conciliação de pagamento

- Facilidade e rapidez de checkout

Nenhum comentário:

Postar um comentário