segunda-feira, 22 de março de 2021

Uso da irradiação para o setor de alimentos e gestão de pessoas são temas da reunião da CSMIAFRI

Apresentações foram feitas por Nilo de Almeida, da Amazônia Azul Tecnologias, e Cristina Folli, Mentora e Orientadora de Carreiras, para associadas da CSMIAFRI

“O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo e o programa nuclear brasileiro para irradiação de alimentos tem potencial de aumentar ainda mais a participação desse setor no mercado internacional”, destacou Nilo de Almeida, da Amazônia Azul Tecnologias, em sua apresentação na reunião da Câmara Setorial de Máquinas para a Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial (CSMIAFRI), realizada no dia 10 de fevereiro. 

Almeida explicou que a Amazul vai fomentar a implantação de centros de irradiação para permitir a utilização das tecnologias nucleares para o tratamento adequado na cadeia de produção de alimentos, (aumento conservação e da vida de prateleira, controle de pragas, desinfestação e esterilização). “Para isso, buscaremos no mercado internacional fornecedores de equipamentos e sistemas de irradiação para atender às necessidades do setor, bem como contribuir com a adequação legal (licenciamentos ambiental e nuclear) e apoiar na implementação das estruturas de construção civil necessárias ao empreendimento”.

Ele esclareceu que uma das etapas do projeto é realizar uma chamada pública internacional para oferta de equipamentos e sistemas de irradiação, na qual serão selecionadas as melhores soluções para cada tipo de emprego da irradiação. “A Amazul, mediante aporte de recursos do cliente final, fará o projeto de engenharia, o licenciamento radiológico e a contratação da empresa responsável pela construção, montagem e comissionamento dos equipamentos, bem como a fiscalização do empreendimento e assessoria para operação e manutenção, até a entrega final ao usuário”.

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS

Cristina Folli, Mentora e Orientadora de Carreiras, fez uma apresentação sobre como ser mais eficaz na gestão de pessoas. “Liderar para conseguir melhorar o desempenho de forma eficaz é ter as pessoas certas nos lugares certos. Os efeitos dessas ações melhoram a performance e elas são mais felizes, motivadas, engajadas e promovem resultados sustentáveis. Essa é a grande diferença da liderança eficaz”. 

Para Cristina um dos meios que ajudará na eficácia da gestão de pessoas é utilizar a ferramenta para análise do perfil comportamental chamada PI – Sistema Predictive Index. “Entre seus benefícios estão a alocação das pessoas mais adequadas para uma função, considerando os comportamentos mais importantes e a capacidade cognitiva para o desempenho das atividades; montagem de equipes eficazes, considerando a interação dos perfis comportamentais e capacidade cognitiva dos componentes da equipe; gestão e motivação das pessoas, de acordo com as necessidades específicas de cada profissional; desenvolvimento das pessoas treinadas por meio do autoconhecimento e entendimento dos outros; e identificação e desenvolvimento de talentos e de potenciais líderes, considerando o perfil comportamental e capacidade cognitiva dos profissionais”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário