quarta-feira, 10 de abril de 2019

Aperfeiçoamento do procedimento operacional do Finame é debatido na reunião do Conselho de Financiamentos


O objetivo da reunião foi definir a necessidade de padronização da autorização de faturamento na liberação de operações de financiamentos

No sentido de apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do procedimento operacional do Finame e debater as barreiras que ocasionam o atraso nas operações de crédito, o Conselho de Financiamentos da ABIMAQ realizou, no dia 12 de fevereiro, reunião com a participação de Paulo Martins, gerente da área de operações do BNDES, dos agentes financeiros Banco do Brasil, BDMG, Bradesco, Caixa, Caterpillar, CNH, Desenvolve SP, Safra, Santander, Scania, SICOOB e Sicredi e associadas da entidade.

O gerente da área de operações do BNDES afirmou que a autorização de faturamento é documento importante ao fabricante para faturar exatamente o que foi aprovado na operação. “Um dos motivos de atraso na liberação de operações de financiamentos é a divergência de informação na Proposta de Abertura de Crédito (PAC)”.

No encontro, os presentes optaram por não haver uma padronização na autorização de faturamento, devido a plataforma BNDES Online efetuar a análise de três a quatro segundos, que num futuro próximo acolherá todas as operações de Finame, extinguindo o sistema da PAC Online.

O BNDES está estudando o desenvolvimento de uma ferramenta de consulta de operações para os fabricantes. Paulo Martins comprometeu-se a levar a sugestão do sistema também gerar relatório gerencial de vendas por meio de distribuidor autorizado do Finame. 

Na reunião, foram abordados outros temas como:

- Aceitação de notas ficais com emissão até cento e oitenta dias anteriores ao protocolo do pedido de financiamento no BNDES;

- Venda via distribuidor autorizado para todos os produtos cadastrados no CFI do BNDES; 

- Documentação ambiental exigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário