quarta-feira, 24 de abril de 2019

Cogeração de energia e Indústria 4.0 são debatidos na reunião da CSPEP

As empresas pertencentes às Câmara Setorial Projetos e Equipamentos Pesados também acompanharam apresentação institucional da ECOSAN

Exposições de Leonardo Santos Caio Filho, da COGEN, sobre ‘Investimentos em Cogeração de Energia’ e de Marcelo Pinto, da PPI Multitask, a respeito de ‘Conceitos da Indústria 4.0 no setor de Manufatura e sua Aplicação’ foram alguns dos temas abordados na reunião da Câmara Setorial Projetos e Equipamentos Pesados (CSPEP), no dia 13 de março, na sede da ABIMAQ, em São Paulo. 

Na apresentação da COGEN, foi exposto que o Brasil atingiu 18,4 GW de capacidade instalada de cogeração (é quando com um mesmo combustível são geradas mais de uma forma de energia) em operação comercial em março deste ano. “O nosso objetivo é promover a oferta dos Sistemas de Geração Distribuída (GD) - trata-se da produção de energia de forma descentralizada, no próprio local ou próximo de onde essa energia é consumida - no Brasil, com ênfase na cogeração”, afirmou Leonardo Santos Caio Filho.

Marcelo Pinto destacou as tecnologias como o MES (Manufacturing Execution System) e IoT (Internet das Coisas) podem gerar transformações nas etapas de produção das empresas, além de ressaltar o potencial da Indústria 4.0. “Com a Manufatura Avançada é possível ter configuração dinâmica dos processos de negócio, transparência de toda a cadeia em tempo real, otimização contínua e oportunidades para novos serviços, como Big Data e algoritmos inteligentes”.

Os presentes também tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos da ECOSAN. “100 milhões/dia são os beneficiados com projetos e sistemas de reúso e reciclagem de águas e efluentes pela nossa empresa”, informou a engenheira Talita Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário