quarta-feira, 3 de abril de 2019

GT-MAV e Conselho de Tecnologia promovem reunião conjunta


Ações para 2019, atividades realizadas e atuação da ABIMAQ foram alguns dos temas tratados no encontro

No dia 15 de fevereiro, na sede da ABIMAQ, em São Paulo, foi realizada a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada (GT-MAV) e do Conselho de Tecnologia.

Bruno Gellert, coordenado do GT-MAV, apresentou as ações do grupo no sentido de continuar trazendo mais informações para disseminação da Indústria 4.0. Entre os trabalhos para 2019 estão workshops nas sedes regionais da ABIMAQ; apresentação das tecnologias 4.0 nas câmaras setoriais da associação; parceria com entidades, como ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia, ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial) e SINDIPEÇAS, e projeto 4.0 no norte e nordeste, focado inicialmente nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. 

Para Gellert, o desafio no GT-MAV será levar esses novos conceitos para pequena e média empresa, principalmente as associadas. “Está claro que a nova velocidade do mundo é muito mais rápida do que o mercado está acostumado e nossa função é alertar as empresas para as mudanças que estão ocorrendo neste exato momento. Para isso, pretendemos criar na ABIMAQ um ambiente de referência para discutir tecnologia e tendências de mercado”. 

CONSELHO DE TECNOLOGIA

Anita Dedding e equipe do departamento de Tecnologia Industrial da ABIMAQ/IPDMAQ destacaram as atividades para 2019 pela área como do projeto de Manufatura Avançada na EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontecerá em maio deste ano. “Nesta edição do demonstrador teremos a participação de 24 empresas, startups e institutos para montar oito clusters com soluções tecnológicas da Indústria 4.0 em vez de levar a linha como nas ações anteriores”. 

Na apresentação, foram destacadas as ações de normalização como, do ABNT/CEE-261 – Comissão de Estudo Especial de Manufatura Aditiva e proposta do departamento para criar comitê na ABNT sobre Manufatura Avançada. 

Aproximação de Startups com soluções para a Indústria por meio do Programa de Startups Industriais (MOVS) e do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) também foram mencionados. O projeto NAGI, que visa analisar a maturidade de inovação com a imersão nas empresas, já atendeu 30 organizações e prevê mais 18 em 2019. Já pelo MOVS, serão realizados, entre outras ações, rodadas de negócios, jornada de inovação, atividades essas que já foram realizadas com sucesso em 2018. 

Para Anita, o propósito do departamento é trazer novidades e incentivar as empresas a investirem em tecnologia. “Somos estimulados pelos fabricantes de máquinas e equipamentos a realização de poder traduzir na prática esse momento de mudanças que estamos vivendo”. 

PARTICIPAÇÃO

José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, esteve no encontro e abordou as perspectivas do setor para 2019, atuação da entidade na apresentação de documento que propõe 21 ações para melhorar a competitividade do Brasil focando o tema de abertura comercial e analisou agenda do governo sobre as reformas da Previdência e tributária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário