segunda-feira, 15 de abril de 2019

Marcos Jorge de Lima é homenageado em reunião da ABIMAQ/ SINDIMAQ

O ex-ministro do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) recebeu placa da presidência da associação pelo trabalho realizado na pasta em prol do setor de máquinas e equipamentos

“Não hesite em nos convocar, pois estaremos sempre ao lado da indústria”, afirmou Marcos Jorge de Lima, ex-ministro do MDIC, durante homenagem feita pelas diretorias plenárias da ABIMAQ/ SINDIMAQ, no dia 14 de março, na sede da entidade, em São Paulo. 

Lima disse que ficou envaidecido pela lembrança e falou de algumas medidas adotadas pelo ministério. “Tivemos a possibilidade de fechar o ano de 2018 com toda discussão da abertura comercial fazendo nosso trabalho de forma equilibrada com consultas públicas para o País e a sociedade. Quanto ao Portal Único de Comércio Exterior conseguimos reduzir o tempo nos trâmites de exportação de 13 para 6,4 dias e estamos com 100% das nossas operações de vendas externas sendo feitas pelo portal”.

João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, enfatizou que a entrega da placa foi em reconhecimento por tudo que o ministro fez pelo fortalecimento da indústria. “Quero lhe agradecer, e toda a sua equipe, pela atenção que deu a entidade nesses dois anos à frente do MDIC”. Na ocasião, estavam presentes os ex-secretários da pasta Igor Calvet, de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) e Abrão Neto, de Comércio Exterior (SECEX).

Marchesan lembrou da atuação de Marcos Jorge de Lima no momento em que a Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) pretendia reduzir a taxa de importação de 14% para 4% de forma unilateral e imediatamente. “Deixamos de ter perdas maiores do que poderia ter ocorrido graças a ação forte do ministro junto ao Michel Temer, então presidente da República, e de todos nós da ABIMAQ no sentido de não ocorrer a abertura comercial da forma como foi proposta”.

José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, elogiou a atuação do ministro e equipe para criação do Portal Único de Comércio Exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário