sexta-feira, 12 de abril de 2019

PLÁSTICO BRASIL é realizada com otimismo do novo momento da economia brasileira

Em sua segunda edição, a Feira Internacional do Plástico e da Borracha, iniciativa da ABIMAQ, ABIQUIM e Informa Exhibitions, consolida-se como o maior evento do segmento na América Latina com crescimento de 20% da área de exposição e a presença de mais de 800 marcas nacionais e internacionais, além de mais de 45 mil visitantes qualificados

“De fato, a Plástico Brasil 2019 acontece em um momento particularmente importante, onde os sinais de crescimento dos números setoriais começam a aparecer, confirmando a expectativa de que a indústria fabricante de máquinas e equipamentos deverá crescer este ano, tanto ou mais do que em 2018, puxada pela retomada do mercado interno”, afirmou João Marchesan, presidente da ABIMAQ, durante a abertura da 2ª edição da Feira Internacional do Plástico e da Borracha (Plástico Brasil), que aconteceu no São Paulo Expo, entre os dias 25 a 29 de março. 

Marchesan explica que parte deste otimismo com relação à expectativa de crescimento da realização da Plástico Brasil se deve não só pela confiança do país com a eleição democrática de um novo governo, mas também, pelo avanço tecnológico e as tendências globais nos diversos segmentos da cadeia produtiva do plástico e da borracha expostas na feira. “Esperamos que este momento seja o início de um novo ciclo desenvolvimentista, que colocará o Brasil de volta a um lugar de destaque no mundo”.

Para Fernando Figueiredo, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), a feira ocorre no momento em que o mercado de plástico vem enfrentando o desafio de reduzir o seu consumo. “O compromisso da indústria é de reciclar até 2030 50% das embalagens e 100% até 2050, mas é importante que a sociedade também assuma o compromisso com a economia circular e a reciclagem dos resíduos”.

Gino Paullucci, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), apresentou números à sua fala que dão a dimensão exata do setor, com suas 11.500 empresas, 326 mil empregos gerados e faturamento anual de R$ 62 bilhões. “A segunda edição da feira tem sido motivada, principalmente, pelo bom desempenho do setor do plástico em 2018, quando a indústria de máquinas cresceu entre 6% e 7% e, só o setor de máquinas para plástico, 20%”.

Paullucci ressaltou ainda à questão da sustentabilidade. “O plástico não é vilão e está presente no dia a dia nas mais diversas circunstâncias, como na segurança alimentar e no transporte de água para as residências”.

Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, disse que o gargalo no meio ambiente não é o próprio plástico, mas sim o erro na forma como é consumido e descartado. “É preciso canalizar as forças para educar a população sobre o consumo consciente, ou seja, transformar a relação que as pessoas têm com o plástico e o seu descarte no meio ambiente”.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da PLÁSTICO BRASIL as seguintes autoridades: José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o deputado federal General Roberto Sebastião Peternelli Junior, representando a Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), Thorsten Kühmann, diretor executivo da Câmara Setorial de Máquinas para Indústria do Plástico e da Borracha da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA) e Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions.

ATRAÇÕES

A oferta de conteúdo técnico de alta qualidade ocupou papel de destaque na Plástico Brasil 2019. Foram mais de 80 horas de seminários, palestras e workshops, como o Parque de Ideias, VDI Road Show, 1º ABINFER BUSINESS CENTER – ABC 2019, PETtalk 2019, SEBRAE Móvel, Escola Móvel de Indústria 4.0 do SENAI - SP e o SMED (Single Minute Exchange of Die), demonstração de troca rápida de moldes sem qualquer interação humana, formato nunca apresentado em feiras setoriais na América Latina.

AVALIAÇÃO DOS EXPOSITORES

Expositores da feira destacam o momento oportuno de sua realização, quando as indústrias retomaram a confiança na retomada do crescimento econômico. Isso se refletiu, segundo eles, na grande quantidade e alta qualificação de visitantes nos estandes e no volume de negócios fechados ou prospectados já nos primeiros dias, o que para muitos foi uma agradável surpresa.

A Romi destacou a importância de ser patrocinadora da Plástico Brasil pela segunda vez. Segundo William dos Reis, vice-presidente da empresa, apoiar um evento de porte internacional coloca a Romi automaticamente em contato com seu cliente. “Para nós, participar das decisões do evento é extremamente viável, visto que conhecemos o gosto do cliente, podendo dessa forma contribuir com aquilo que o mercado precisa”, completa.

Como expositora, a empresa alcançou os resultados esperados já nos primeiros dias. Reis garante que percebeu o público mais otimista em relação à edição de 2017. “O empresariado brasileiro vem mudando seu comportamento desde outubro de 2018, e isso só tende a melhorar, o que, para nós, é maravilhoso, pois estamos aqui para fazer negócios e receber o cliente”.

A Stäubli encerrou sua participação na Plástico Brasil 2019 com chave de ouro. “Quebramos todos os recordes possíveis de oportunidades abertas e projetos. O terceiro dia (27 de março) foi o melhor dia de uma feira brasileira para a Stäubli em todos os tempos”, comemora Bruno Caumo, coordenador de Marketing da companhia.

De acordo com William Carnevalli, responsável pelo marketing da Carnevalli, o plano para a feira era fazer contatos, iniciar novos negócios, encontrar os clientes mais antigos e avançar para o pós-feira. “Missão cumprida”, sinaliza. Para ele, o mercado está “soltando o freio” aos poucos, visto que os empresários estão acreditando nos planos do novo governo em favor da indústria. “Pelo que percebemos, os clientes encontraram a hora certa para investir, o que já faz com que essa edição da Plástico Brasil se sobressaia à anterior”.

Após 12 anos sem participar de eventos setoriais, a Oerlikon marcou presença na Plástico Brasil 2019. Rafael Martins, responsável pelo marketing da empresa, ressalta que o movimento no estande da empresa surpreendeu em todos os dias, inclusive no primeiro. “Para nós, isso é incrível, já que a expectativa é disseminar nossos serviços para toda a cadeia do plástico. E os visitantes da feira são extremamente qualificados, além dos próprios expositores, dentre os quais alguns são nossos clientes”.

PERCEPÇÃO DOS VISITANTES

Vanessa Leal, técnica de Cryovac, veio de Jaguariúna para comprar uma máquina para corte e solda de sacarias e conta que o negócio está quase fechado. “Marcamos com o fornecedor de ver uma demonstração do funcionamento da máquina aqui mesmo na feira e tomamos a decisão”. No geral, Vanessa diz que gostou muito da tecnologia presente nos estandes e ficou particularmente impressionada com as injetoras de plástico.

Operador da Prospere, Bruno Oliveira visitou a Plástico Brasil para conhecer novas soluções em robótica para a indústria do plástico e confirmou sua expectativa em vários estandes.

Já para o estudante da Fundação Santo André, Denis Mian, o foco da visita estava no plástico de engenharia e principalmente na reciclagem. “Encontrei bastante tecnologia voltada para o reaproveitamento e notei uma preocupação muito grande das empresas com a qualidade do resultado final do processo de reciclagem”.

VISITA GOVERNO

O secretário-executivo da Secretária de Governo da Presidência da República, Mauro Biancamano Guimarães, esteve presente na PLÁSTICO BRASIL. O executivo foi recepcionado pela diretoria da ABIMAQ e conheceu diversos estandes da feira acompanhado do presidente executivo, Jose Velloso, e do vice-presidente da associação, Gino Paulucci Jr.

“A feira mostra a indústria que produz e gera emprego. Destaca a tecnologia de ponta desenvolvida no País e que traz condições para o crescimento da indústria e o aproveitamento da reciclagem do plástico”, destacou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário